Começou nesta segunda-feira, 13 de abril, para mutuários que se encontram com o pagamento das prestações do imóvel em atraso, usufruir da pausa nas parcelas do financiamento por 90 dias.
O anúncio foi feito pela Caixa Econômica Federal na quinta-feira, 9 de abril. Objetivo é contemplar um maior número de clientes que tenham perda de renda ou que ficaram desempregadas na crise provocada pelo isolamento social imposto pelo coronavírus.
Como vai funcionar?
Será permitido pela Caixa que os mutuários com até duas parcelas em atraso faça uma opção pela pausa de forma automática. Porém, na renegociação de contratos com clientes que estão em atraso entre 61 e 180 dias, o banco fará uma análise individual. O que pode levar a Caixa a permitir a pausa total ou parcial das prestações.
Para os demais clientes, que estão com os pagamentos de suas parcelas em dia e com até duas parcelas em atraso vão poder optar pelo pagamento parcial da prestação do financiamento, por 90 dias. Será uma forma de pagar menos juros no futuro.
Você não poderá usar o aplicativo para fazer a suspensão parcial. Só poderá ser feita pela central telefônica da Caixa Econômica Federal.
Para os clientes que usam o FGTS para pagar parte da prestação
Também começou na segunda-feira, 13, para clientes que usam a conta do FGTS para pagamento da parte da prestação, também poderão pausar a parcela não coberta pelo FGTS por 90 dias.
Outra boa notícia da Caixa: quem quiser comprar imóveis novos com carência de seis meses para começar a pagar o financiamento:
Quem constrói usando o financiamento da Caixa (construção individual) obterá a permissão a liberação antecipada de até duas parcelas, sem vistoria.
Para evitar riscos de contaminação e exposição dos clientes e empregados ao novo coronavírus, a Caixa fez uma ampliação do prazo de vencimento dos laudos de avaliações.
A Caixa está recomendando que seja usado os canais digitais: Intenet Banking e APP Habitação Caixa, e também os telefones 3004-1105 e 080 726 0505 (opção 7), ou através do número 0800 726 8068 para renegociação do contrato habitacional.