Empresas do grupo:

Início » Quer abrir um MEI? Veja 7 dicas que vão te ajudar!

Quer abrir um MEI? Veja 7 dicas que vão te ajudar!

por Matheus Vinicius Ribeiro
4 minutos ler
Reforma Tributária Introduz Categoria de Nanoempreendedores Isentos de Impostos

Final de ano é comum que muitas pessoas tenham começado seu próprio negócio para empreender e aproveitar o final de ano, abrir um Microempreendedor Individual (MEI) é a maneira mais fácil para abrir um negócio legalmente.

Se um empreendedor iniciante pode fazer com que você cometa muitos erros, existem algumas dicas simples que vão te ajudar a gerenciar o seu negócio ao abrir um MEI, facilitando o cumprimento das suas obrigações para 2025.

Portanto, se você está perdido, nós vamos te apresentar algumas dicas que vão te ajudar com o seu Microempreendedor Individual.

Declaração do MEI

Se você abriu o seu CNPJ em dezembro de 2024, você precisa enviar a sua declaração, a Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) já em janeiro. Ela deve ser enviada do dia 02 de janeiro até o dia 31 de maio de 2025.

A abertura do Microempreendedor Individual é gratuito

Quando você abrir o seu MEI, saiba que muitos e-mails falsos vão chegar na sua caixa de entrada, afirmando que você deve pagar um boleto pela abertura do CNPJ. Entretanto, o Microempreendedor só precisa pagar mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) mensalmente.

Cuidado com empréstimos falsos

Ao abrir um CNPJ saiba que deve demorar entre 6 e 12 meses para as empresas liberarem crédito (sem garantia), caso cheguem propostas antes desse prazo, desconfie. Além disso, não confie em empréstimos que você nunca solicitou.

Faça o controle do seu faturamento e dos seus gastos

Faça o controle dos seus gastos com a sua empresa e do seu faturamento, eles vão ser importantes para declarações como a DASN-Simei e para a sua Declaração do Imposto de Renda.

O seu DAS vence todo mês

Se você abriu um Microempreendedor Individual em um mês, no próximo você precisa realizar o pagamento da guia conhecida como Boleto do MEI no próximo mês. O DAS vence todo dia 20, portanto, fique atento.

Direitos e benefícios

Realizar os pagamentos do DAS em dia vai te ajudar a aproveitar diversos benefícios, como:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Benefícios previdenciários (como pensões e auxílios)
  • Linhas de crédito;
  • Desconto na compra de veículos.

Emissão de nota fiscal

Sempre que você prestar serviço para uma empresa pessoa jurídica, é obrigatório realizar a emissão de outra nota fiscal, não precisa ficar nervoso, a maioria das empresas fornece uma cartilha que vão te ajudar.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More