Imagem: diana.grytsku / freepik
O número de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil saltou de 9,7 milhões, em fevereiro de 2020, para 15,1 milhões em maio de 2023, um avanço de 55,6%, de acordo com a Receita Federal. O crescimento reflete a mudança no mercado de trabalho e o avanço do empreendedorismo a partir da pandemia de covid-19.
A categoria de Microempreendedor Individual visa diminuir as burocracias e regular atividades consideradas informais. Por isso, é importante conhecer os principais critérios, atividades permitidas e como se tornar um empreendedor.
Então, se você quer saber mais sobre o MEI e como se formalizar, continue a leitura, pois, vamos te ajudar a se registrar nesta categoria em 2023. Acompanhe!
Leia também: 34 Atividades Deixam De Ser Aceitas Para Abrir MEI; Veja A Lista…
Esta categoria estabeleceu-se pela Lei Complementar nº 128/2008 e, assim como os demais regimes, o MEI também possui alguns critérios específicos.
Podemos citar como o principal critério o limite de faturamento que deve ser de até R$81 mil por ano. Além disso, o empreendedor deve verificar se a atividade que vai desenvolver está entre aquelas que são a categoria o MEI permite.
Isso pode conferir por meio do Portal do Empreendedor, que é uma plataforma muito importante para o MEI.
Vale ressaltar que, se o interessado em se tornar um MEI tiver uma outra empresa ou participar como sócio, administrador ou titular de qualquer outro empreendimento, ele fica impedido de se registrar nesta categoria e aproveitar todos os benefícios.
Dentre os benefícios, você deve estar se perguntando quais seriam eles. Então, saiba que além de poder efetivar seu registro de forma simples e gratuita, o empreendedor possui menos impostos para pagar.
A sua obrigação será fazer a contribuição mensal com um valor fixo e nela estão inclusos todos os impostos que devem ser pagos pelo MEI. Isso garante principalmente a cobertura da Previdência Social ao empreendedor. Sendo assim, ele têm acesso aos seguintes benefícios que também se estende aos seus dependentes:
O pagamento desta contribuição em dia também garante o acesso à empréstimos e financiamentos específicos para a categoria, além da emissão de notas fiscais. O MEI pode ainda contratar um funcionário para auxiliar nas atividades diárias da empresa.
Siga os seguintes passos e abra seu MEI pela internet:
A formalização do MEI é gratuita, mas, a partir do momento que é regularizado, o microempreendedor precisará pagar uma taxa mensal. A guia mensal de pagamento dessa taxa é chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Leia também: Quem Tem Empresa Pode Abrir MEI? Veja Se É Permitido!
As contribuições são reajustadas anualmente e de acordo com salário mínimo. Em 2023, os valores são:
Segundo a própria página do Governo Federal para abertura de MEI, os documentos necessários para o processo envolvem os dados pessoais e do negócio, sendo eles:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…