Crescemos ouvindo que praticar atividade física faz muito bem à saúde. E com certeza isso é uma verdade. Portanto, se você não possui nenhuma limitação ou contraindicação médica, pode incluir o hábito na rotina tranquilamente.
Ah, mas você tem preguiça ou não gosta de academia? Não tem problema e nem desculpa! Aqui vai uma notícia que pode te animar: bastam apenas 20 minutos diários de caminhada e a sua saúde vai agradecer.
Um estudo publicado pela Associação Americana de Cardiologia e a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirma que adultos devem realizar de 22 a 43 minutos por dia de atividades físicas. Porém, se a rotina de exercícios for intensa, o número é menor ainda: em torno de 11 a 22 minutos por dia. Todavia, uma caminhada já será suficiente e trará muitos benefícios.
Incluir essa carga de atividade na rotina é o mínimo para que as pessoas consigam extrair benefícios para a saúde. Lembrando que não existe um limite de tempo pré-definido para realizar exercícios físicos.
Tudo vai depender do objetivo, capacidade física e da orientação adequada de profissionais de saúde.
No entanto, para as pessoas que são sedentárias e querem melhorar a qualidade de vida, começar a praticar alguma atividade física moderada, como a caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa.
Dedicar, pelo menos, 20 minutos por dia para andar um pouco já trará ótimos benefícios para a saúde e o bem-estar.
Para motivar ainda mais as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física, o estudo aconselha que se adote programa de saúde física com a participação da comunidade. Dessa forma um incentiva o outro a fazer exercícios.
Leia também: Alimentação E Atividade Física: Hábitos Que Fazem Bem Ao Seu Cérebro
Dentre os benefícios para seu corpo e mente, podemos destacar que a caminhada diária faz seguinte:
Praticar alguma atividade física aeróbica, como a caminhada ou a corrida, pode potencializar o funcionamento adequado do sistema cardiovascular e melhorar a saúde do coração. Além disso, também pode contribuir para uma melhora geral da saúde.
O exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. Caminhar pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde.
A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…