Recentemente, o governo federal anunciou que vai pagar um auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, desempregados e MEIs para os inscritos no Cadastro único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania até o dia 20 de março.
O CadÚnico vai auxiliar a identificação e verificação da renda de quem estiver inscrito.
O CadÚnico vai auxiliar a identificação e verificação da renda de quem estiver inscrito. Dessa forma, quem possui a inscrição, vai receber antes dos demais brasileiros. Aqui neste artigo, veja como saber se você está no Cadastro Único para receber antecipadamente o Auxílio Emergencial.
![dinheiro](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/um-doller-contas-em-um-carteira_53876-40308.jpg)
Primeiramente, cabe ressaltar que a os demais brasileiros que não estiverem inscritos no Cadastro Único também poderão requerer Auxílio Emergencial, mas a verificação será feita exclusivamente por meio de uma plataforma digital que ainda não foi lançada. Portanto, muito provavelmente vai demorar um pouco mais para receber o benefício.
Como saber se você está no Cadastro Único
Para saber se você está inscrito no Cadastro Único, existem três maneiras distintas:
Pelo site do Ministério da Cidadania
Para saber se o seu nome está inscrito no CadÚnico, é preciso acessar este link aqui. Na tarde desta quinta-feira (02), o site apresentava instabilidade.
Todavia, caso consiga o acesso, é necessário preencher um formulário com informações como o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município e clicar em emitir. Dessa forma, você saberá se o seu nome está inscrito ou não.
Através do aplicativo Meu CadÚnico
Para fazer a consulta por meio do aplicativo, basta baixar-lo na Google Play Store para dispositivos Android, ou na App Store para iPhone.
Basicamente, você precisa responder as mesmas perguntas do site: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e UF e clicar em entrar.
Pelo telefone
Para realizar a consulta pelo telefone, basta ligar para 0800-707 2003. As ligações devem ser feitas por telefone fixo, e os horários de atendimento são os seguintes:
- 07h às 19h de segunda a sexta-feira
- 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família
Fonte: EBC