Photo by @klingsup / freepik
Condições especiais estão sendo oferecidas para que os cidadãos negativados possam regularizar sua situação financeira em 2020.
Para isso, o Serasa está disponibilizando uma nova fase do programa Limpa Nome, voltada principalmente para as pessoas que possuem débitos junto à estabelecimentos comerciais como lojas, empresas de internet e telefone, além de instituições bancárias.
Na oportunidade, as dívidas poderão ser pagas às empresas participantes da ação de negociação com até 50% de desconto.
São mais de 60 parceiros, dentre eles está o banco Itaú, banco do Brasil e empresas como Oi, Sky, Santander, Casas Bahia, Riachuelo, entre outras.
A lista completa pode ser conferida no site oficial do Serasa, onde os consumidores negativados também podem fazer a consulta dos valores de suas dívidas.
Felizmente, as burocracias foram deixadas de lado e o processo para limpar o nome é simples: basta o interessado acessar a plataforma utilizando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A partir do cadastro, o usuário pode analisar as propostas e acordos que cabem no bolso. Pelo site, é feita a emissão do boleto para o pagamento.
Desta forma, o SPC ou Serasa tem até 5 dias para retirar o nome do cadastro negativo, caso não seja retirado dentro do prazo legal, a orientação é de que o usuário entre em contato com o credor.
Além de verificar as dívidas registradas no cadastro de inadimplentes do Serasa, também é possível negociar aquelas que estão apenas em atraso.
O consumidor pode ainda consultar seu CPF regularmente, sendo esta uma prática que ajuda a manter as contas em dia e evita fraudes.
Neste caso, há a opção de receber alertas sempre que o nome for consultado por alguma empresa ou instituição financeira.
Por meio do programa Limpa Nome, a expectativa do Serasa é beneficiar cerca de 20 milhões de consumidores que poderão organizar suas finanças e sair do vermelho, situação que tanto preocupa os consumidores.
Em todo o país, pelo menos 67,5% das famílias estavam endividadas no começo do mês de setembro.
Os dados foram disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Se a empresa não apresentar propostas ou não constar entre os parceiros do programa, busque o setor de mediação ou conciliação da mesma.
Da mesma forma, também é possível contar com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor ou defensoria pública a fim de negociar o pagamento.
Quando as contas saem do controle, é necessário conter o desespero e estabelecer um planejamento.
Uma boa dica é detalhar tudo que você ganha e o que gasta. Através disso, veja quanto você pode poupar por mês.
Peça ajuda de toda a família, faça economia, junte as moedas e se organize. Antes de qualquer negociação, faça seu orçamento considerando todas as despesas domésticas. Um trabalho para que garanta renda extra também é uma boa opção.
Pode parecer óbvio, mas o controle da vida financeira é bem vantajoso. Veja alguns benefícios para quem mantém o nome limpo:
Por Samara Arruda
A gente sabe que a Justiça pode ser cara, mas nem todo mundo precisa colocar…
Boas notícias para micro e pequenas empresas que exportam! Mas não é só mais um…
Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que sua aposentadoria está limitada ao salário mínimo. Mas o…
A Reforma Tributária está mexendo com a estrutura de impostos no Brasil, trazendo mudanças importantes…
Se você já reclamou da lentidão da sua internet (e quem nunca?), chegou a hora…
Se você tem um CNPJ, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou como microempresa, precisa ficar…