Fique Sabendo

Quer regularizar seu nome? Confira as condições da nova fase do programa Limpa Nome Serasa

Condições especiais estão sendo oferecidas para que os cidadãos negativados possam regularizar sua situação financeira em 2020.

Para isso, o Serasa está disponibilizando uma nova fase do programa Limpa Nome, voltada principalmente para as pessoas que possuem débitos junto à estabelecimentos comerciais como lojas, empresas de internet e telefone, além de instituições bancárias. 

Na oportunidade, as dívidas poderão ser pagas às empresas participantes da ação de negociação com até 50% de desconto.

São mais de 60 parceiros, dentre eles está o banco Itaú, banco do Brasil e empresas como Oi, Sky, Santander, Casas Bahia, Riachuelo, entre outras.

A lista completa pode ser conferida no site oficial do Serasa, onde os consumidores negativados também podem fazer a consulta dos valores de suas dívidas.

Felizmente, as burocracias foram deixadas de lado e o processo para limpar o nome é simples: basta o interessado acessar a plataforma utilizando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A partir do cadastro, o usuário pode analisar as propostas e acordos que cabem no bolso. Pelo site, é feita a emissão do boleto para o pagamento.

Desta forma, o SPC ou Serasa tem até 5 dias para retirar o nome do cadastro negativo, caso não seja retirado dentro do prazo legal, a orientação é de que o usuário entre em contato com o credor. 

Além de verificar as dívidas registradas no cadastro de inadimplentes do Serasa, também é possível negociar aquelas que estão apenas em atraso.

O consumidor pode ainda consultar seu CPF regularmente, sendo esta uma prática que ajuda a manter as contas em dia e evita fraudes.

Neste caso, há a opção de receber alertas sempre que o nome for consultado por alguma empresa ou instituição financeira. 

Por meio do programa Limpa Nome, a expectativa do Serasa é beneficiar cerca de 20 milhões de consumidores que poderão organizar suas finanças e sair do vermelho, situação que tanto preocupa os consumidores.

Em todo o país, pelo menos 67,5% das famílias estavam endividadas no começo do mês de setembro.

Os dados foram disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Se a empresa não apresentar propostas ou não constar entre os parceiros do programa, busque o setor de mediação ou conciliação da mesma.

Da mesma forma, também é possível contar com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor ou defensoria pública a fim de negociar o pagamento. 

Hora de poupar

Quando as contas saem do controle, é necessário conter o desespero e estabelecer um planejamento.

Uma boa dica é detalhar tudo que você ganha e o que gasta. Através disso, veja quanto você pode poupar por mês.

Peça ajuda de toda a família, faça economia, junte as moedas e se organize. Antes de qualquer negociação, faça seu orçamento considerando todas as despesas domésticas. Um trabalho para que garanta renda extra também é uma boa opção. 

Porque pagar dívidas?

Pode parecer óbvio, mas o controle da vida financeira é bem vantajoso. Veja alguns benefícios para quem mantém o nome limpo:

  • Sem as preocupações que as dívidas trazem, é possível ter uma vida mais saudável. Uma vida financeira em ordem traz tranquilidade e não interfere no descanso;
  • Relações de qualidade: o descontrole financeiro é uma das principais causas de separação de casais, além de desentendimentos com os filhos e demais parentes;
  • A produtividade também aumenta para quem está em dia com as contas e faz grande diferença em outras áreas da sua vida, como o trabalho;
  • Crédito facilitado também é motivo de bem estar. As instituições financeiras costumam disponibilizar financiamentos e melhores taxas de juros menores para quem integra o Cadastro Positivo do Serasa.

Por Samara Arruda 

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Justiça de graça: quem tem direito e o que pode ser pedido?

A gente sabe que a Justiça pode ser cara, mas nem todo mundo precisa colocar…

5 horas ago

Crédito tributário maior para essas pequenas empresas; entenda

Boas notícias para micro e pequenas empresas que exportam! Mas não é só mais um…

5 horas ago

Quem é MEI não sabia que dava para aumentar a aposentadoria assim

Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que sua aposentadoria está limitada ao salário mínimo. Mas o…

5 horas ago

Mudanças na Reforma Tributária: esses impostos ficarão de fora

A Reforma Tributária está mexendo com a estrutura de impostos no Brasil, trazendo mudanças importantes…

6 horas ago

Revelada a lista com a internet mais veloz do Brasil; veja as melhores

Se você já reclamou da lentidão da sua internet (e quem nunca?), chegou a hora…

6 horas ago

Tem uma microempresa ou é MEI? Por que consultar o Domicílio Judicial Eletrônico hoje

Se você tem um CNPJ, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou como microempresa, precisa ficar…

6 horas ago