Um empregador deve cumprir diversas obrigações que estão previstas nas leis trabalhistas, entre as obrigações anuais, está a RAIS (Relação Anual das Informações Sociais). Vamos te informar mais sobre ela em 2022.
A RAIS é uma declaração que deve ser feita pelos empregadores todo ano, ela tem a finalidade de suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no Brasil, para identificação dos trabalhadores com direito ao recebimento do Abono Salarial.
Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais sobre o cumprimento desta obrigação em 2022. Se mantenha informado!
Como já citamos acima, A RAIS significa Relação Anual das Informações Sociais e visa suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no país.
Esta declaração tem como finalidade fornecer informações para o controle de registros do Fundo de Garantia, Arrecadação e Benefício Previdenciários, e também para identificar os trabalhadores com direito ao Abono Salarial PIS/PASEP.
A RAIS foi instituída pelo Decreto nº 76.900 de 23 de dezembro de 1975, e desde 2019, essa obrigação é cumprida por meio do eSocial para os grupos 2 e 3, através dos eventos enviados ao sistema.
Estão obrigados a transmitir esta declaração todos os inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) como empregadores, conforme a CLT, pessoas jurídicas de direito privado, órgãos públicos, empregadores pessoas física, etc.
O empreendimento sem funcionário no ano base ou sem movimentação nas atividades deve se atentar à obrigatoriedade do envio da RAIS Negativa.
Para preencher e enviar sua declaração de estabelecimento sem empregados utilize o formulário próprio de Declaração de RAIS Negativa Web.
O programa gerador de RAIS é disponibilizado para download no site do governo criado para envio desta declaração, porém, desde o ano de 2019, a RAIS é informada por meio do eSocial (para empresas do grupo 1 e 2), com a transmissão de informações dos trabalhadores.
O governo, para substituir a RAIS, coleta as seguintes informações:
Destacamos que os dados enviados devem obedecer ao prazo previsto na lei, a qual determina que, a omissão ou a falta da entrega de informações estará sujeita a multas e penalidades, nos termos do Artigo nº 25 da Lei nº 7998 de 1990.
Os valores podem variar, a partir de R$ 425,64, com previsão de percentuais de acréscimo proporcionais à quantidade de colaboradores da empresa.
Então, organize as informações dos seus funcionários para evitar imprevistos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…