A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do abono salarial 2020/2021.
O recurso é referente às declarações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ano-base 2019, que foram entregues fora do prazo ou que tenham sido retificadas pelos empregadores até 30 de setembro.
Por isso, o novo calendário têm início nesta terça-feira, 8, e os primeiros beneficiários são os trabalhadores nascidos entre julho e novembro.
Os pagamentos se se estendem até março de 2021, mas o saque para os trabalhadores que recebem o abono está mantido até 30 de junho de 2021.
O mesmo vale para aqueles que receberam no calendário anterior, pois, cerca de dois milhões de trabalhadores ainda não realizaram o saque do benefício.
Se você faz parte do grupo de trabalhadores que têm direito ao abono, saiba que poderá receber de R$ 88 a R$ 1.045.
O cálculo é feito de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019.
Para pagar todos os beneficiários, a Caixa irá disponibilizar R$ 15,8 bilhões para 20,5 milhões de trabalhadores.
Como saber se eu tenho direito?
Para os trabalhadores que estão em dúvida, basta fazer a consulta para saber se irá receber o abono salarial, bem como, o valor que será disponibilizado.
Essa informação pode ser obtida de forma simples, então, escolha a opção que achar mais viável:
- Por meio do app Caixa Trabalhador;
- Pelo atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207;
- Pelo site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial.
Como sacar o recurso?
De acordo com a gestora dos pagamentos, existem algumas opções de ter acesso ao recurso.
Uma delas é o depósito em conta na Caixa.
Então, quem já possui não precisará fazer nada, pois, o recurso será depositado diretamente nas contas existentes.
![dívida união](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/03/conceito-economizar-dinheiro_38477-566.jpg)
Assim, os valores podem ser movimentados da seguinte forma:
- Com o cartão da conta;
- Pelo Internet Banking Caixa;
- Pelo app da Caixa.
No entanto, caso o beneficiário não tenha nenhuma conta na Caixa ou por algum motivo o recurso não possa ser creditado em conta existente, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão, utilizando sua senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências.
Caixa Tem
A novidade para esses trabalhadores é a possibilidade de sacar o recurso através da Conta Poupança Social que têm sido utilizada pelos beneficiários do auxílio emergencial, por exemplo.
A ferramenta não possui custos e será aberta automaticamente, assim, o trabalhador não precisará ir até uma agência da Caixa para solicitar a abertura ou registro da sua conta.
Também não há a necessidade de apresentar documentos, pois, a Caixa utiliza todas as informações do banco de dados do trabalhador.
Segundo a Caixa, a Conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada e possui limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.
Assim, a movimentação do recurso pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem.
Além de ser fácil utilização, o aplicativo é compatível com mais de 11 mil aparelhos.
Como utilizar?
Através do Caixa Tem, é possível realizar compras presenciais ou virtuais, seja em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos que aceitam o cartão de débito virtual e QR Code.
Para isso, estão disponíveis dois recursos:
- Cartão de Débito
- QR Code
Além disso, o trabalhador pode ainda realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas por meio da opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem.
Para o saque, basta ir até os terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no app Caixa Tem.
O token também pode ser gerado nas agências, com a apresentação de documento de identificação com foto.
Por Samara Arruda, com informações da Caixa Econômica Federal