Chamadas

Saiba quando sacar o abono PIS/PASEP 2021

O abono salarial PIS/Pasep é pago ao trabalhador com carteira assinada. Os trabalhadores que exerceram alguma atividade em 2021 com registro em carteira estão querendo saber quando irão receber o benefício.

Para ter direito é preciso: 

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base 2021;
  • Ter recebido a média de até 2 salários mínimos mensais;
  • Está cadastrado há mais de 5 anos no PIS/Pasep e está com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Em 2021, houve a suspensão do benefício, que é pago sempre no ano seguinte ao da apuração, isso gerou um atraso na sistemática de pagamento do PIS/Pasep.

Por isso, os trabalhadores receberam em 2022, o abono salarial referente ao ano-base 2020. Porém, eles não sabem quando vão receber o pagamento referente ao ano de 2021.

Quando será liberado o PIS/Pasep 2021?

O abono salarial PIS/Pasep 2021 era para ter sido pago em 2022 aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada e estão cumprindo todos os requisitos do programa. O governo não deixou claro se pagaria o abono ainda neste ano. No entanto, o mais provável é que um novo calendário seja divulgado no começo de 2023, assim como ocorreu com o abono ano-base 2020 em 2022.

De acordo com o Governo Federal, o abono salarial referente ao ano de 2021, não poderá ser liberado agora, devido a falta de verba no Orçamento da União. Segundo informações, a previsão é de que o montante destinado para os pagamentos chegue à marca dos R$ 20 bilhões no abono salarial de 2023. O que deverá beneficiar 23 milhões de pessoas.

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Como consultar o benefício?

Para ter informações sobre o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021, o trabalhador ou servidor público poderá baixar no celular o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central telefônica Alô Trabalho, no número 158.

O cidadão deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

46 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago