Razão social e nome fantasia, como escolher o certo para minha empresa?

Quando se pensa em abrir uma empresa, uma das primeiras coisas que pensamos é “qual será o nome da minha empresa?”, porém existem dois nomes que devem ser dados a sua empresa, que é a Razão Social e também o Nome Fantasia.

Confira abaixo qual o significado de cada nome e qual a importância para a sua empresa:

O que é Razão Social?

A Razão Social é o nome de registro da sua empresa e é também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial, que é o nome dado à pessoa jurídica que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Deve-se fazer esse registro na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede. Também serve para demonstrar a constituição legal da empresa para ser usado em termos formais.
Lembre-se antes de registrar esse nome, faça uma breve pesquisa para saber se não existe alguma outra empresa que possua o mesmo nome que a sua, pois assim evitará desconfortos futuros.

O que é Nome Fantasia?

O Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa. O Nome Fantasia pode ou não ser semelhante a Razão Social de uma empresa, mas é bom que seja criativo nessa área para chamar a atenção de seu público-alvo. Esse nome é o que será divulgado a público, enquanto a Razão Social será usada apenas para a parte burocrática e mais formal. O registro de marca ou do Nome Fantasia de sua empresa deve ser feito junto ao órgão de marcas e patentes, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ou simplesmente INPI.
Não é obrigatório que sua empresa obtenha um Nome Fantasia, porém depois de registrado virará uma marca sua e terá um grande valor agregado a sua empresa.

Grupo DPG

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago