Chamadas

Reabilitação do NSS: não haverá suspensão de benefícios em setembro e outubro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu prorrogar novamente a rotina de suspensão de benefícios dos segurados que ainda não participaram do programa de reabilitação profissional. A medida leva em consideração a impossibilidade de realização do programa devido às medidas restritivas impostas durante a pandemia.

Diante disso, a Portaria nº 1.346, estabelece que a nova suspensão está valendo por mais duas competências, ou seja, setembro e outubro de 2021. Continue conosco para saber as orientações aos segurados durante esse período. 

O que é o programa de reabilitação?

Essa é uma iniciativa do INSS, criada com o objetivo de auxiliar os segurados que recebem benefícios previdenciários em seu retorno ao mercado de trabalho. Sendo assim, durante o programa de reabilitação são oferecidos cursos e treinamentos aos segurados. 

Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Além disso, o INSS também disponibiliza os materiais necessários, assim como auxílio para transporte e alimentação ao segurado que não precisará arcar com nenhum custo ao participar do programa. 

Esse programa é obrigatório?

Todos os segurados que são chamados a participar do programa de reabilitação, devem participar visto que se trata de um procedimento obrigatório.

Diante disso, aqueles que recebem auxílio-doença comum ou acidentário, têm prioridade no programa. A Instrução Normativa nº 77/2015 determina ainda que os seguintes segurados podem participar da reabilitação profissional: 

  • Quem não cumpriu o requisito de carência para auxílio-doença comum, considerado incapaz para o trabalho;
  • Quem recebe aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que tenha sua capacidade de trabalho reduzida em razão de doença ou acidente;
  • Quem recebe aposentadoria por invalidez;
  • Dependentes do trabalhador, isto é, as pessoas de sua família que dependam economicamente do mesmo.
  • PCD’s (Pessoas com Deficiência), inclusive os seus dependentes,

Vale ressaltar que o segurado que deixa de comparecer à reabilitação também pode ter prejuízos. Isso caracteriza recusa ou abandono do programa, sendo assim, o benefício será suspenso e somente poderá ser reativado se o interessado apresentar justificativa que comprove o motivo do não comparecimento. 

E agora, como fica meu benefício?

Os beneficiários que ainda não participaram do programa de reabilitação, não terão o seu pagamento cancelado durante os meses de setembro e outubro. Mas é importante ressaltar que, quando a obrigatoriedade for retomada, os beneficiários devem se apresentar ao INSS, a fim de cumprir com a obrigatoriedade. 

Ao final do processo de reabilitação, o INSS emite um certificado ao segurado, informando que ele foi submetido ao processo e que pode retornar ao trabalho.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

Reforma Tributária: incertezas e adaptações impactam empresários após mudanças

Com a aprovação da Reforma Tributária, empresários brasileiros que atuam em diversos setores, como serviços,…

2 minutos ago

Reforma Tributária e o Mercado Imobiliário: Impactos e Desafios para Pessoas Jurídicas

A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…

9 minutos ago

Exame de Suficiência 1/25: últimos dias para as inscrições

Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…

14 minutos ago

Fique sabendo! Prorrogado prazo para envio da DCTFWeb e outras mudanças

Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…

27 minutos ago

Simples Nacional vai mudar com novo estatuto das microempresas

A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…

27 minutos ago

Etanol: Preços Disparam em Postos de Todo o Brasil

Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…

39 minutos ago