Chamadas

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

Recentemente surgiram rumores de que o real poderia acabar no Brasil. Dessa forma, o fim do real abriria espaço para uma nova moeda única, que valeria em todo o Mercosul.

O desenvolvimento de uma nova moeda comum entre os países que compõe o Mercosul foi noticiado após Fernando Haddad, ministro da Fazenda e Daniel Scioli, o embaixador da Argentina no Brasil, discutirem o tema em um encontro na semana passada.

Dentre os vários tópicos discutidos pelo ministro da Fazenda e o embaixador da Argentina no Brasil, um dos assuntos que mais chamou a atenção foi sobre a possibilidade de criação de uma nova moeda em comum para países do Mercosul.

Nova moeda do Mercosul

A ideia de criar uma moeda conjunta do Mercosul não é uma ideia nova. Durante seu mandato anterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado o interesse quanto ao tema.

Todavia, o proposito de criar uma moeda única para o Mercosul é ainda mais antigo. O tema surgiu ainda em 1999, quando a União Europeia implementou o euro de maneira unificada para países-membros do bloco.

No Mercosul a ideia de desenvolver uma moeda geral para os países acabou não indo para frente, onde, ao longo dos anos, o tema acabou passando por diversas mudanças até chegar as discussões mais recentes.

Existe um certo consenso entre economistas de que uma das maiores dificuldades de se instaurar uma moeda única do Mercosul, foi justamente a falta de planejamento e as situações econômicas dos países, como as do Brasil e Argentina, que inviabilizam o projeto.

Uma moeda a mais

Devido às situações econômicas entre os países, como no caso da Argentina, onde a inflação chega aos 100% ao ano, a proposta de instituir uma moeda única no Mercosul se torna totalmente inviável.

Dessa forma, a equipe do ministro Fernando Haddad estudo a possibilidade de instituir outro modelo para a moeda, onde os países manteriam suas próprias moedas, havendo então a criação de uma moeda apenas para transações comerciais para os países que compõem o Mercosul.

O objetivo de instituir essa nova moeda seria a possibilidade de fortalecer o bloco comercial, da mesma forma que serviria para ampliar o vínculo entre países da mesma região.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago