Empresas do grupo:

Início » Receita analisa pedido das entidades contábeis para mudar prazo de envio da DCTFWeb

Receita analisa pedido das entidades contábeis para mudar prazo de envio da DCTFWeb

Entidades apontaram dificuldades em treinar os profissionais e enviar a obrigação no prazo correto

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), encaminharam, em 2 de janeiro, um ofício para a Receita Federal. 

O motivo é a insatisfação da classe contábil brasileira em relação à Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024. A norma foi publicada no Diário Oficial da União em 5 de dezembro e entrou em vigência em 1º de janeiro do presente ano.

A instrução trata do Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) e de alterações na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb), apontando mudanças nos prazos de entrega da declaração. 

Essas alterações foram analisadas pelas três entidades do sistema contábil brasileiro, que apontaram problemas em relação à data de implementação da norma e ao prazo final para o cumprimento da obrigação estabelecida.

A conselheira do CFC Angela Dantas justificou que  janeiro e fevereiro são meses muito demandados para a contabilidade, e isso pode prejudicar a qualidade dos arquivos emitidos, e, por consequência, os profissionais contábeis. Afinal, este precisam de treinamento para emissão da DCTFWeb de forma correta e no prazo.

Em resposta a solicitação das entidades, a Receita Federal emitiu um ofício onde justifica e comenta os pontos de preocupação apresentados pela classe contábil. 

O órgão explica, ainda, que está avaliando a possibilidade de postergar os prazos estabelecidos, conforme solicitado pelo CFC, pela Fenacon e pelo Ibracon.

Importância da DCTFWeb

A DCTFWeb é uma declaração obrigatória para todas as empresas e entidades que apuram o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) pelo regime de lucro real. 

A declaração é utilizada para informar à Receita Federal os débitos e créditos tributários federais, e sua entrega fora do prazo pode acarretar em multas e outras penalidades.

Como se manter informado

Para obter mais informações sobre a DCTFWeb e o pedido de prorrogação do prazo de entrega, os contribuintes podem consultar o seguinte canal: Portal da Receita Federal: http://dctfweb.fazenda.gov.br/

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More