Um falso e-mail circulando em nome da Receita Federal chamou atenção da instituição, que, nesta segunda-feira, resolveu se pronunciar para evitar esse tipo de golpe.
De acordo com a Receita, as mensagens enviadas para os cidadãos pedem cópias coloridas do Documento de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de comprovante de residência e cartão bancário, sob falsa alegação de que o suposto não envio da documentação poderá levar à suspensão do Cadastro de Pessoas Física (CPF).
A Receita Federal diz ainda que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. A instituição orienta que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do internauta. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes.
Nos casos em que o CPF estiver “suspenso”, a instituição instrui o cidadão a solicitar a regularização pela internet ou em uma unidade de atendimento dos Correios ou Banco do Brasil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…