Diante da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, a Receita Federal já havia informado no mês de julho deste ano que, as micro e pequenas empresas inadimplentes optantes pelo Simples Nacional não seriam excluídas do regime especial em 2020.
Na época, o Fisco entendeu que a decisão foi tomada no intuito de atender ao pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, por isso, definiu que não haveriam mais notificações de expulsão do regime no intuito de ajudar e apoiar os pequenos negócios.
Porém, há relatos de empreendedores que ainda têm recebido intimações de cobranças referentes a débitos em 2020, observe:
Segundo a contadora, Ana Laura Alonso, a notificação foi enviada pela caixa postal dos clientes inadimplentes enquadrados no Simples Nacional.
“Quando fui fazer as apurações de outubro, me deparei com a intimação na caixa postal dos clientes.
Todos receberam a notificação de exclusão caso os débitos não sejam colocados em dia”, relatou.
Porém, a Receita Federal informou ao Contábeis que, a suspensão da exclusão não foi alterada.
“Neste ano, excepcionalmente, não haverá a exclusão do Simples Nacional por dívidas.
Entretanto, a cobrança dos débitos continua normalmente com a emissão dos avisos de cobrança”, afirmou o órgão.
Somente em 2019, mais de 730 mil empresas foram comunicadas sobre a exclusão do Simples Nacional devido a débitos tributários.
Desse total, aproximadamente 224 mil quitaram os débitos, já os 506 mil restantes, foram excluídos do regime.
Conforme o Sebrae, a manutenção das empresas pelo Simples Nacional, regime que tem como proposta principal unificar a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, consiste em uma ação relevante para impulsionar a recuperação dos empreendimentos de micro e pequeno porte, os quais já tiveram prejuízos com a paralisação das atividades por determinado período.
Segundo um levantamento do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o percentual de perda média do faturamento atingiu a marca de 70% apenas na primeira semana do mês de abril.
Para a pesquisa, foram ouvidos 6.470 proprietários de negócios em todo o país, dentre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laura Alvarenga
Com a aprovação da Reforma Tributária, empresários brasileiros que atuam em diversos setores, como serviços,…
A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…
Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…