Se você tem nível superior e estava esperando uma oportunidade para ingressar no concurso público, aqui vai uma boa notícia. A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal divulgou o edital ALF/GRU nº 1/2021 para credenciamento de Peritos em diversas áreas. O processo seletivo Receita Federal SP oferta um total de 54 vagas.
Os peritos credenciados desenvolverão seus trabalhos no âmbito da jurisdição da Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Quais as vagas e a distribuição?
As oportunidades ofertadas pelo processo seletivo são para profissionais de nível superior com experiência mínima de dois anos na área de especialização pretendida. Confira a distribuição das vagas:
- Agronomia: 2 vagas;
- Armamentos/Explosivos/Munições (Engenharia Mecânica): 2 vagas;
- Elétrica: 5 vagas;
- Eletrônica e Telecomunicação: 6 vagas;
- Engenharia Aeronáutica: 2 vagas;
- Engenharia Biomédica (ou Tecnologia Biomédica): 2 vagas;
- Engenharia de Alimentos: 2 vagas;
- Engenharia Mecânica: 5 vagas;
- Engenharia Metalúrgica: 2 vagas;
- Engenharia Têxtil: 3 vagas;
- Farmácia: 2 vagas;
- Gemologia ou Geologia: 6 vagas;
- Especialista em Obras de Arte (Museologia/Artes Plásticas/História da Arte/Comunicação e Artes): 3 vagas;
- Odontologia: 2 vagas;
- Química (Engenharia Química/Química/Bioquímica): 8 vagas;
- Medicina Veterinária: 2 vagas.
Qual o prazo de inscrições?
As inscrições serão realizadas entre os dias 08 e 12 de novembro de 2021, mediante preenchimento do respectivo formulário (https://forms.office.com)
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher corretamente as informações que serão solicitadas e efetuar o envio de todos os documentos exigidos em edital.
O candidato também poderá entregar os documentos presencialmente no Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC da Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, mas somente em caso de falha ou indisponibilidade nos sistemas que impeça a transmissão dos documentos.
Cada candidato poderá se inscrever para apenas uma das especialidades ofertadas.
Quais os critérios de classificação?
Os candidatos inscritos serão avaliados conforme a documentação apresentada no ato de inscrição, levando em consideração os seguintes critérios:
- Tempo de atuação como perito credenciado pela ALF/GRU: 1 ponto a cada 2 anos (máximo de 5 pontos);
- Tempo de experiência como empregado ou autônomo na área específica: 1 ponto a cada 2 anos (máximo de 4 pontos);
- Pós-graduação lato sensu na área específica: 1 ponto por curso (máximo de 4 pontos);
- Pós-graduação stricto sensu na área específica: 2 pontos por curso (máximo de 4 pontos);
- Curso de especialização na área específica com carga horária superior a 60 horas-aula: 0,5 ponto por curso (máximo de 1 ponto).
O credenciamento terá validade de dois anos, a contar do dia 01 de janeiro de 2022, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Se quiser saber mais detalhes sobre o concurso, eles estão disponíveis no edital no site do Governo Federal/Receita Federal.