Categories: Destaques

Receita Federal divulga instruções para Dirf e Dmed

A Secretaria da Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13, instrução normativa sobre a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte relativa ao ano-calendário de 2017 e a situações especiais ocorridas em 2018 (Dirf 2018).

O documento deverá ser apresentado por meio do programa Receitanet, disponível no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br), até o dia 28 de fevereiro de 2018.

“A Dirf 2018 será considerada relativa ao ano-calendário anterior, quando apresentada depois de 31 de dezembro do ano subsequente àquele no qual o rendimento tiver sido pago ou creditado”, cita a Instrução publicada.

A apresentação da Dirf 2018, de acordo com a Receita, é obrigatória para pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), ainda que em um único mês do ano-calendário, por si ou como representantes de terceiros.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

Também foi publicada nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União a Instrução Normativa da Receita (IN RFB) nº 1758/2017, que antecipa o prazo final de apresentação da Dmed para o último dia útil de fevereiro.

O prazo anterior era o último dia útil do mês de março, e a mudança proporciona tempo superior de processamento das informações para fins de alimentação da base de dados da Dirpf pré preenchida.

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

O que acontece se uma empresa não emitir nota fiscal?

Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…

2 horas ago

Como cancelar uma Nota Fiscal MEI?

Você já emitiu uma nota para um cliente, mas percebeu algum tempo depois que alguma…

3 horas ago

Imóvel financiado tem escritura? Entenda os desafios e soluções

Comprar um imóvel financiado exige planejamento e atenção à documentação. Um dos questionamentos comuns é…

3 horas ago

Tarifa do Pix cai, mas fraudes começam a ser aplicadas

O Pix já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, de fato, tornou…

3 horas ago

Governo quer fazer com quem é MEI o mesmo que ocorreu em Recife; entenda

Se você é MEI ou conhece alguém que trabalha por conta própria, pode ser que…

3 horas ago

Itaú lança home equity para quem tem imóvel financiado

O Itaú Unibanco vem ampliando as possibilidades para quem deseja um crédito com garantia imobiliária.…

3 horas ago