Nos últimos dias a Receita Federal foi alvo da aplicação de golpes. Isso porque, o nome da autarquia está sendo utilizado por golpistas que alegam a necessidade de um pagamento em espécie referente à uma taxa para a liberação de produtos receptados pela Alfândega.
O golpe está sendo aplicado através das redes sociais e já atingiu milhares de vítimas. Portanto, a Receita Federal destaca a importância de se atentar quanto a situações equivalentes.
Conforme apurado, ao entrar em contato com a vítima escolhida, o estelionatário inicia uma conversa extremamente amigável, informando que reside em outro país, além de ter uma boa estabilidade financeira.
Entretanto, na sequência comenta sobre a compra de um produto que seria presente para um amigo ou parte da mudança para o país, ficou retido na Alfândega.
Assim, prevendo o roubo, pede um ajuda através de depósitos ou transferências, com a desculpa de liberar o pacote.
Na oportunidade, o golpista utiliza falsos nomes e dados da Receita Federal na tentativa de comprovar a situação por meio da mensagem e garantir o roubo.
Ao tomar ciência da situação, a entidade divulgou algumas recomendações e esclarecimentos na tentativa de ajudar evitar que mais vítimas sejam feitas.
Se você for ou conhecer alguém que tenha sido vítima deste golpe, basta se dirigir à Delegacia de Polícia Civil Especializada e formalizar uma denúncia.
Além disso, é importante ressaltar que, as empresas autorizadas a realizarem entregas de encomendas via Remessa Expressa, podem ser visualizadas através do Portal da Receita Federal.
Portanto, observa-se que há alternativas para preservar a segurança e evitar que se caia no golpe.
Por Laura Alvarenga
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…