Empresas do grupo:

Início » Receita Federal investiga comércio eletrônico de produtos importados irregularmente no RS

Receita Federal investiga comércio eletrônico de produtos importados irregularmente no RS

por Gabriel Dau
2 minutos ler
Receita Federal. Foto: Miriam Zomer/Agência AL / agenciaal.alesc.sc.gov.br

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (07/02), a Operação Comércio Digital, que investiga grupo envolvido no comércio eletrônico de produtos provenientes de descaminho em Passo Fundo/RS.

Servidores da Receita Federal e Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão no município de Marau/RS, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, em ação que busca ampliar os elementos probatórios sobre os fatos investigados. Também são executadas ordens judiciais para bloqueio de contas bancárias vinculadas ao grupo.

Leia mais: Concurso da Receita Federal: salário pode chegar a R$ 21 mil

Início da investigação

A investigação teve início a partir de fiscalização realizada pela Receita Federal no centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo, quando foram apreendidos diversos produtos eletrônicos e cosméticos, todos de origem estrangeira e sem a comprovação da importação regular, remetidos por uma empresa com sede em Marau.

Posteriormente, em duas ações, foram apreendidos produtos eletrônicos e cosméticos em uma empresa transportadora no município de Cuiabá/MT, também remetidos por uma empresa de Marau.

As investigações realizadas apontaram que duas empresas eram utilizadas para o comércio de produtos importados irregularmente, vendidos através de plataformas de comércio eletrônico com atuação nacional.

As empresas teriam realizado mais de 24 mil transações comerciais e faturado cerca de 2,5 milhões de reais no período de 2019 a 2022, sem o pagamento dos tributos decorrentes da importação.

O crime inicialmente investigado é o de descaminho, buscando-se também elementos para comprovar os delitos de associação criminosa, sonegação tributária e lavagem de dinheiro.

Fonte: Receita Federal

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More