Receita Federal mira emissão de recibos médicos para combater sonegação.

A Receita Federal do Brasil anunciou uma nova regulamentação que obriga profissionais de saúde atuando como pessoas físicas a emitirem recibos eletrônicos para os pacientes que desejam declarar suas despesas médicas no Imposto de Renda. Esta exigência começará a vigorar em 2025 e, segundo a Receita, deverá contribuir para a diminuição do número de declarações que caem na malha fina, especialmente aquelas com inconsistências nas deduções médicas.

A normativa abrange médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que possuem registro ativo em seus respectivos conselhos profissionais. Por outro lado, os prestadores de serviços de saúde que operam como pessoas jurídicas não estão sujeitos a essa regra, uma vez que já utilizam a Declaração de Serviços Médicos de Saúde (Dmed).

O aplicativo Receita Saúde, disponível desde abril deste ano, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para facilitar o processo de emissão e armazenamento dos recibos. Com mais de 380 mil recibos emitidos até dezembro e um total que ultrapassa R$ 215 milhões, o uso do aplicativo era inicialmente opcional. A partir deste ano, no entanto, os recibos gerados por meio do app serão automaticamente integrados como despesas dedutíveis na Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda dos contribuintes.

Em 2024, cerca de 1,4 milhão de contribuintes enfrentaram problemas com a malha fina do Imposto de Renda, sendo que 57% das retenções foram atribuídas a inconsistências nas informações sobre despesas médicas. A implementação da obrigatoriedade dos recibos eletrônicos tem como objetivo mitigar essas ocorrências no futuro.

É importante ressaltar que não há limites para as deduções relacionadas a despesas médicas na declaração anual do Imposto de Renda, permitindo ao contribuinte declarar todo o valor gasto. A renúncia fiscal estimada pelo governo para este ano chega a R$ 27,83 bilhões, com impacto maior sobre as famílias com rendimentos elevados.

Funcionamento do Aplicativo Receita Saúde

O Receita Saúde é um recurso integrado ao aplicativo da Receita Federal e está disponível para dispositivos móveis como tablets e smartphones. Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta no gov.br (nível prata ou ouro) e estar cadastrado no Carnê Leão Web.

Os recibos devem ser emitidos na data do pagamento pelo serviço prestado. Para pagamentos parcelados, cada parcela requer um recibo individual. O aplicativo também permite emitir comprovantes retroativos, desde que não haja qualquer procedimento oficial em andamento pela Receita Federal relacionado ao pagamento. Os recibos referentes ao ano-calendário 2024 poderão ser emitidos até o último dia do prazo estipulado para entrega da Declaração do IRPF em 2025.

Caso um recibo apresente erro na emissão, o prestador ou seu representante terá um prazo de dez dias após a data da emissão para solicitar o cancelamento.

Público-Alvo da Ferramenta

O Receita Saúde destina-se especificamente aos seguintes grupos:

  • Profissionais da saúde: somente aqueles registrados ativamente em seus conselhos podem utilizar o serviço para emitir recibos.
  • Representantes legais: indivíduos autorizados por procuração eletrônica pelos profissionais de saúde também podem emitir recibos.
  • Pacientes: qualquer cidadão com CPF ativo pode acessar o aplicativo na condição de paciente e visualizar os recibos vinculados ao seu CPF.

Além das mudanças na obrigatoriedade dos recibos eletrônicos, o governo também propôs alterações no sistema tributário relacionadas ao imposto de renda ao Congresso Nacional.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago