Receita libera consulta ao último lote do IR 2016 nesta semana

Receita deve liberar esta semana consulta ao último lote do IR 2016. Na mesma data serão liberadas também as restituições do Imposto de Renda dos exercícios de 2008 a 2015, que estavam na malha fina

Os contribuintes que ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda devem ficar atentos, pois a Receita Federal deve anunciar ainda este semana consulta do último lote regular de restituição para pessoa física 2016. Na mesma data serão liberadas também as restituições do Imposto de Renda dos exercícios de 2008 a 2015, que estavam na malha fina.

A estimativa da Receita Federal é que até o dia 15 de dezembro os consumidores que estiveram na lista do último lote recebam a restituição por meio de crédito bancário, ou seja, deposito na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.

Os contribuintes que ainda não receberam a restituição e querem saber se o valor será devolvido ainda este mês devem acessar a página da Receita Federal ou entrar em contato com o Receitafone, no número 146. Outra forma de consulta da restituição e de pendências, segundo o Fisco é o aplicativo da Receita Federal disponível para smartphones e tablets, sistema esse que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Os contribuintes que não forem relacionados no último lote terão que aguardar a liberação de lotes residuais no próximo ano. O supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse à Agência Brasil que quem retificou a declaração nos últimos dias não entrará mais no último lote e terá que aguardar.

Malha fina

Para verificar pendências na declaração entregue em abril deste ano e se está na malha fina, o contribuinte deve consultar a página da Receita, serviço e-CAC, para verificar o extrato da declaração. No ambiente online é possível identificar se existe inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Todos os anos a Receita Federal libera sete lotes regulares de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física a partir de junho. O último lote é sempre programado para dezembro. Os valores são corrigidos pela taxa básica de juros (Selic).

Fonte: Economia – iG

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

34 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago