Cerca de 358 mil contribuintes que anteriormente estavam na malha fina e regularizaram suas pendências com a Receita Federal serão beneficiados com o pagamento de R$ 762,9 milhões. Este lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física será liberado nesta quinta-feira (30).
O montante será creditado na conta indicada na declaração do Imposto de Renda. Dentre os 358.737 contribuintes contemplados, 5.774 possuem mais de 80 anos, 58.060 estão na faixa etária entre 60 e 79 anos, 6.654 apresentam alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 14.863 têm o magistério como principal fonte de renda.
Leia também: Quem Estará Isento Do Imposto De Renda Em 2024?
Adicionalmente, 129.019 contribuintes sem prioridade legal também receberão nesse lote, sendo que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix. Por fim, 144.367 contribuintes não prioritários foram contemplados.
A consulta foi disponibilizada no último dia 22 no site da Receita Federal. Os contribuintes podem acessar a informação em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Além disso, a consulta pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Leia também: Viúva Tem Direito De Sacar Restituição Do IR De Marido Falecido?
Aqueles que não constarem na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso identifiquem pendências, têm a opção de enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No caso de a restituição não ser depositada na conta informada na declaração, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa circunstância, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do banco.
Se, após um ano, o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição, é necessário requerê-lo no Portal e-CAC. No site, ao acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicar em “Meu Imposto de Renda”, deve-se selecionar o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…