Chamadas

Reclamatória trabalhista: o que é, como o trabalhador pode ter acesso e quais são os documentos exigidos?

Sabemos que grande parte dos cidadãos brasileiros encontra-se empregada, porém muitos dos patrões não cumprem com todas as obrigações. Pensando nesse problema foi criada a reclamatória trabalhista, onde os funcionários podem exigir que todos os direitos trabalhistas sejam cumpridos.

O que é reclamatória trabalhista?

É um processo judicial movido pelos funcionários contra a empresa ou equiparado à empresa, onde tenham realizado atividades trabalhistas. A finalidade é exigir que os direitos trabalhistas resultantes de contratos de trabalho sejam cumpridos. A formalização dessa ação deve começar com processo na Justiça do Trabalho.

Os patrões que não cumprem com seus deveres, como: pagamentos do salário, 13º salário, férias, horas extras e FGTS podem ter que responder a um processo judicial.

Para adentrar com a solicitação de reclamatória, os funcionários deverão comprovar a contestação com alguns documentos.

É importante ressaltar, que no processo serão devidas as arrecadações do trabalhador em recolhimento do INSS. 

Arrecadação do INSS

Para ter direito às reclamatórias trabalhistas deve ser realizada a arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social. Esse recolhimento é calculado de acordo com alíquota, que são variáveis de acordo com a parcela do salário das categorias a seguir:

Empregador (empresa ou equiparado): de até 20% – será preciso confirmar os percentuais das pessoas jurídicas pelo site da Receita Federal;

SAT empregador (empresa ou equiparado): entre 1% a 3% – de acordo com o enquadramento dos riscos empresariais;

Empregado: entre 8% a 11% – confirme os percentuais de contribuição mensal por meio do site do INSS.

É importante lembrar, que a arrecadação deve ser feita no dia 2 do mês posterior ao da liquidação do acordo homologado ou sentença em transitação. Quando a data de vencimento cair fora dos dias de expediente bancário, o pagamento será prolongado para o próximo dia útil.

A arrecadação para a previdência engloba os pagamentos dos honorários de assistentes técnicos e peritos, resultantes da atuação em ações judiciais e de advogados, todos nomeados pela justiça ou não.

Como acontece o recebimento de reclamatória trabalhista?

A quantia gerada pelas arrecadações previdenciárias, decorrentes de decisões da Justiça do Trabalho devem ser pagas, através da Guia da Previdência Social (GPS). Esse documento é encontrado no site da Receita (sal.receita.fazenda.gov.br/). O preenchimento dos dados cadastrais da empresa é de suma importância, nele deve ser informada a quantia recolhida e a data de vencimento. O código a ser selecionado é o “2909 – reclamatória trabalhista CNPJ”. No fim do cadastro, o guia é emitido automaticamente.

Vale ressaltar, que no caso do empregado doméstico, as arrecadações do segurado empregado e do patrão devem ser recolhidas na inscrição do empregado. 

Quais são os documentos necessários para a reclamatória?

Para solicitar a reclamatória, os funcionários devem apresentar ao seu advogado os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (se houver);
  • Recibos de pagamentos;
  • Documentos relacionados ao trabalho;
  • E-mails;
  • Fotos;
  • Áudios e gravações;
  • Mensagens de texto via celular;
  • Nomes das testemunhas.

Vale lembrar, que a apresentação de um breve histórico da sua rotina de trabalho é fundamental, nele o funcionário deverá contar sobre suas atividades e ainda comprovar que o empregador não cumpriu com todas as obrigações trabalhistas.  

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago