Foto: ABR
As empresas que aderiram à suspensão do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) durante a vigência da Medida Provisória (MP)1.046/2021 precisam se atentar sobre o processo de regularização da situação.
A MP 1.046/21 que teve vigência entre os dias 27 de abril a 25 de agosto trouxe uma série de medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. A MP teve duração total de 120 dias, e agora é necessário que as empresas se atentam as mudanças.
Dentre as principais mudanças trazida pela MP tivemos:
Com o advento da MP 1.046 as empresas puderam adiar o recolhimento do FGTS, referente às competências de abril, maio, junho e julho de 2021, que possuem vencimento em maio, junho, julho e agosto de 2021 respectivamente.
Agora o recolhimento precisa ser acertado, mas pode ser realizado de forma parcelada, sem a incidência da atualização. O pagamento das obrigações referentes às competências mencionadas podem ocorrer em até quatro parcelas mensais, com vencimento a partir de setembro de 2021, na data do recolhimento mensal devido.
Conforme informado pelo governo, as empresas que não encaminharem a informação declaratória ao FGTS para as competências de abril, maio, junho e julho de 2021 estarão sujeitas ao pagamento com multa por atrasado.
Além disso, caso ocorra a rescisão do contrato de trabalho durante o parcelamento, a empresa estará obrigada a recolher antecipadamente os valores de depósito das competências parceladas num prazo máximo de 10 dias após a rescisão.
A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…
Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…