A pandemia trouxe restrição de matéria-prima para a indústria automotiva e uma das consequências foi a alta nas vendas de carros usados. Com isso, sobe também a opção pelo financiamento do carro próprio. De janeiro a agosto deste ano, foram comercializados 10 milhões de veículos seminovos no país, maior patamar desde 2004, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, conforme relatório da B3 (bolsa de valores oficial do Brasil), a opção pelo pagamento financiado cresceu 20% em março, na comparação com o mesmo mês de 2020. Apesar de órgãos como Serasa Experian apontarem que o financiamento é um compromisso financeiro com taxas relativamente baixas de inadimplência (10% em média), esse número tende a subir com a entrada de mais consumidores nesse mercado.
“Os seminovos desapareceram das concessionárias devido à alta procura, e esse comprador tem realizado inúmeras negociações para encaixar o bem no orçamento doméstico. O volume de negociações nas concessionárias é recorde em relação aos últimos 10 anos, mas vemos a taxa de inadimplência subir na mesma medida”, alerta a advogada Edijane Ceobaniuc, da Reaver Cred.
Ela explica que, em caso de não recebimento, as concessionárias pecam em não gerenciar as dívidas a receber de forma organizada e próxima. Isso porque o prazo para levar o caso à Justiça é de três meses – mas esse é um período longo demais, na opinião da profissional, para tomar providências.
“Não é preciso esperar tanto tempo para tomar medidas, que, após esse período, serão drásticas, como a retenção do carro. Porém, depois desse tempo considerável, pode ocorrer de o comprador esconder o carro para não precisar devolver, e esperar a prescrição do caso. Não se pode esperar. Existem medidas mais moderadas, como terceirizar a cobrança, que trazem maior agilidade e eficácia”, sugere a advogada.
Logo após 30 dias de atraso, ela sugere tomar providências, para não deixar a “bola de neve” crescer. E os melhores resultados, segundo a profissional, vêm da cobrança humanizada, que entende o lado do devedor e gera empatia com ele, proporcionando uma maior efetividade na cobrança do crédito.
Reaver Cred – Com sedes em Porto Velho (RO) e Curitiba (PR), a empresa faz a intermediação de cobranças de forma personalizada, tendo como ênfase a empatia e a manutenção do relacionamento.
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