No mês de novembro, o número de homicídios na Região Metropolitana de São Luís caiu 32%.
De acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) foram registrados 37 casos em novembro de 2020, que diminuíram para 25 no mesmo mês deste ano.
Os homicídios estão no grupo de de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem ainda a lesão corporal com morte e latrocínios (roubo seguido de morte). O CVLI acumulado também diminuiu. Foram 37 casos em novembro do ano passado e neste ano foi reduzido para 28, uma queda de 24%.
A queda fortaleceu os planos de rotina da agência para combater esses casos que são considerados o maior obstáculo para conter a violência.
A redução desses crimes têm sido uma constante, aponta o titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado George Marques: “Essa redução é gradativa e se apresenta desde 2015, com a criação da SHPP. As investigações de CVLI foram se aprimorando. Atualmente, todos os casos deste grupo crimes são investigados e têm inquérito instaurado”.
O delegado destacou que os homicídios devem ser reduzidos principalmente por meio do combate às organizações criminosas.
Acrescentou que a integração e o compartilhamento de informações entre outras unidades da Polícia Civil e com a Polícia Militar contribuirá para melhorar a eficiência da investigação.
O trabalho policial se reflete na redução de toda a CVLI, informou o delegado George Marques.
“A investigação, com a subsequente elucidação e cumprimento de prisões acaba reduzindo os CVLIs. Os meses de setembro e outubro também tiveram redução desses casos, em relação a esses mesmos períodos do ano passado. O ano de 2021 tem apresentado uma redução em relação a 2020”.
Órgãos de segurança pública têm intensificado esforços para combater mortes violentas e coibir o desenvolvimento de outras atividades criminosas, como tráfico de drogas e roubo.
O plano de atividades inclui o monitoramento da área do mapa, investigação e prisão de lideranças e gangues de traficantes, patrulhamento da comunidade em horário pré-determinado e operações policiais de rotina.
Mais policiais nas ruas, operação de abordagem a coletivos e veículos em geral, somado a implantação de canais diretos com as comunidades são outras iniciativas do sistema de Segurança para conter a criminalidade.
O SHPP é um órgão da Polícia Civil e possui em sua estrutura um Plantão de Homicídios que funciona 24 horas por dia para apurar esses crimes.