Chamadas

Redução de salário e Pronampe deverão ser liberados em breve

O Programa de Redução de Jornada poderá voltar e ter uma duração de 180 dias. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) está propondo um projeto de lei (PL) que restabelece o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O programa permite que as empresas, para não demitir seus funcionários, possam fazer acordos com empregados para reduzir o salário, jornada ou suspender o contrato de trabalho. Como aconteceu no ano passado pela Medida Provisória (MP) 936, que teve validade até o final de dezembro de 2020.

A intenção do senador é pelo menos, preservar 4 milhões de empregos. Em 2020 o programa conseguiu manter pelo menos 10 milhões de empregos.

Duração do Programa de redução de jornada e salário

A expectativa é que a medida possa valer por 4 meses, começando agora em abril e terminando em agosto. Podendo preservar 4 milhões de empregos e com um custo operacional de R$ 10 bilhões. Entretanto, o projeto de lei do senador Rogério Carvalho pede a liberação da medida por 180 dias, o que ainda aguarda tramitação no Senado.

Como funciona o programa?

O BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda), permite que empregadores e empregados firmem acordos de redução de jornada e salários ou de suspensão de contrato para evitar demissões e já vinha sendo demandado por alguns setores.

Os acordos podem ser realizados de forma proporcional sendo 25%, 50% ou ainda 70%, veja como funciona:

Designed by @Rodrigobellizzi / Dreamstime

Redução de Jornada e Salário em 25%

O trabalhador e a empresa que fizerem um acordo para a redução de jornada e salário em 25%, dividirá como o governo o salário do funcionário (empresa paga 75% do salário e o governo os outros 25%).

Redução de Jornada e Salário em 50%

No acordo entre as duas partes para a redução de jornada e salário em 50% ( a empresa pagará 50% do salário e o governo os outros 50%).

Redução de Jornada e Salário em 70%

Na redução de jornada e salário em 70% (a empresa pagará 30% do salário e o governo os outros 70%).

Suspensão temporária do contrato de trabalho

Quando o trabalhador aceita que o seu contrato seja suspenso de forma temporária, o pagamento dos salários ao trabalhador vai depender de quanto a empresa tem de faturamento.

Redução de salário e Pronampe vão ser liberados?

O governo vem estudando como flexibilizar as regras referentes a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, para que seja possível trazer de volta tanto o BEm quanto o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O ministro da Economia Paulo Guedes já afirmou para os empresários do ramo de bares e restaurantes, que a medida deve ser liberada nos próximos dias.

A reedição do BEm esbarra no fato de a LDO haver incluído benefícios temporários (como é o caso) no alcance do artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assim, a criação de uma nova despesa com o programa exigiria o corte de outras despesas do Orçamento ou a viabilização de outras fontes para custear medidas.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago