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Reforma: Advogados trabalhistas tentam buscar outras áreas de atuação

Escritórios de advocacia que atendem ações trabalhistas buscam alternativas para evitar que a queda no número de processos tenha impacto em seus negócios. Diversificar as áreas de atendimento e focar em consultoria são algumas delas. Entre dezembro de 2017 a fevereiro deste ano, o número de novas ações caiu 48,3% em relação ao mesmo período anterior.

Logo após a aprovação da lei da terceirização, há um ano, e à espera da reforma trabalhista, o escritório Crivelli Advogados Associados, que atendia apenas demandas de trabalhadores e sindicatos, especialmente na área bancária, decidiu diversificar a atuação e entrou também nas áreas de previdência e saúde.

“Nos antecipamos”, diz o sócio-fundador Ericson Crivelli, que também prestará assessoria na área de direito coletivo. O advogado diz que está investindo em novas tecnologias e instalou um programa que permite aos clientes acompanhar seus processos online, incluindo análises e possíveis desdobramentos do caso.

O Peixoto & Cury Advogados, com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio e Nova York, também está reforçando a área de consultoria e contratou mais especialistas. O sócio Carlos Eduardo Dantas Costa diz que, em março, houve grande demanda de empresas buscando informações sobre o recolhimento da contribuição sindical de todos os trabalhadores.

A reforma acabou com o pagamento compulsório e determinou que cada funcionário tem de optar pelo desconto em folha. Vários sindicatos, contudo, tentam garantir o recolhimento com aprovação em assembleias. Costa informa que também há grande procura por consultoria sobre negociações trabalhistas com base nas novas regras.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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