A estimativa do Governo é que essa reforma gere uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos, a Reforma da Previdência foi aprovada pelo congresso Nacional no mês de novembro e na quinta feira 12, completou um ano de sua promulgação.
Quais foram as mudanças trazidas pela reforma do sistema previdenciário?
A Reforma trouxe algumas mudanças como, a instituição de novas idades de aposentadorias, novo tempo mínimo de contribuição, regras de transição para quem já é segurado, de novas alíquotas de contribuição para a Previdência, entre outras mudanças.
Expectativa do Governo
A expectativa é que em 10 anos a Reforma garanta uma economia de cerca de R$ 800 bilhões aos cofres da União.
Em regra geral, trabalhadores urbanos terão que se aposentar com as seguintes idades:
- Mulheres : 62 anos e 15 anos de contribuição;
- Homens : 65 anos e 15 anos de contribuição, exceto para os segurados que entraram no mercado de trabalho depois da reforma, neste caso será exigido 20 anos para se aposentar.
Como ficou o cálculo do benefício?
Um outra mudança muito importante é relacionada ao cálculo do benefício que vai se basear na média de todos os salários do trabalhador e não nos 80%, o que não é um ponto positivo pois, antes era calculado a média dos maiores salários de contribuição.
A reforma também trouxe a redução da pensão por morte em 40% quando o único dependente é o cônjuge, no que se trata do acúmulo de pensão com aposentadoria também será restringida.
A nova regra prevê que a pensão será equivalentes a 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescida de cotas de 10 pontos percentuais por dependente até no máximo 100%.
Por Laís Olliveira.