Chamadas

Reforma da Previdência: E o futuro da aposentadoria no Brasil

Com a aprovação da Reforma da Previdência, especialistas debatem o futuro da aposentadoria no Brasil e as consequências diretas para a população. Embora vista como uma necessidade para a sustentabilidade das contas públicas, a reforma suscita dúvidas e inseguranças, e chega a ser vista como perda de direitos sociais.

Para o advogado e professor de Direito, André Luiz Moro Bittencourt, especialista em Previdência, as mudanças farão com que as próximas gerações tenham que pensar mais no futuro. “A nova previdência deixa um recado para todos nós: vamos ter que passar a olhar nossa vida a longo prazo. E vamos ter que trabalhar mais do que as gerações passadas”, avalia.

Segundo ele, a capacidade de financiamento da previdência pública vem diminuindo ao longo do tempo, apontando para um caminho irrefutável de mudança. Os números de déficit, no entanto, nunca foram colocados de maneira clara para a população e algumas modificações impactarão de maneira abrupta a vida das famílias pobres.

“A grande massa de trabalhadores brasileiros é pobre, sem instrução, e que começa a trabalhar muito cedo. Por isso, na minha opinião, o pior dos mundos foi ter acabado com a aposentadoria por tempo de contribuição. Era ela que socorria as pessoas mais pobres a terem uma renda, mesmo que mínima. Agora, a não ser para as pessoas que se enquadrarem nas regras de transição, isso não vai mais ser possível”.

Sobre o modelo de capitalização, que não passou na reforma, Bittencourt avalia: “O Brasil não está maduro para migrar para um sistema de capitalização, como o do Chile. Sem contar que o custo da transição do modelo atual, de repartição simples, para o de capitalização seria altíssimo e nunca ficou claro quem pagaria essa conta”.

ANDRÉ LUIZ MORO BITTENCOURT é advogado e professor na Escola da Magistratura Federal do Paraná, na Escola Brasileira de Direito, no CERS Cursos Jurídicos, no Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário-IBDP, entre outros. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

15 minutos ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

1 hora ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

1 hora ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

2 horas ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

2 horas ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

2 horas ago