Photo by @Racool_studio / freepik
Você sabe o conceito e quais são as diferenças entre regime de caixa e regime de competência? Esses são métodos de avaliar movimentações financeiras e estão relacionados à um conhecimento fundamental para todo profissional: controlar melhor suas contas.
Para mantê-lo informado sobre o assunto, preparamos este artigo. Você vai entender o conceito do regime de caixa, do regime de competência, exemplos práticos, características e diferenças desses métodos, bem como quando utilizar cada um deles. Confira a leitura!
Basicamente, o regime de caixa considera as movimentações financeiras (entradas e saídas de dinheiro) no momento em que ocorre a transação de capital. Ou seja, você contabiliza despesas e receitas no efetivo recebimento ou pagamento do dinheiro.
Exemplo: imagine que você vendeu uma mercadoria a prazo e dividiu em 5 parcelas. O dinheiro das parcelas será contabilizado no dia que você receber cada uma delas, efetivamente. O mesmo ocorre quando uma compra é feita a prazo; você registra as despesas nas datas em que fizer os pagamentos.
Esse método é considerado mais fácil de manusear que o regime de competência, por isso é amplamente utilizado pelos gestores e profissionais no registro de suas contas.
No regime de competência as receitas e despesas são somadas quando ocorre o fato gerador de uma negociação. Isso significa que um pagamento ou recebimento de dinheiro é registrado na data que você fecha um negócio.
Se você fez uma venda a prazo, por exemplo, o valor é anotado integralmente no dia que ocorre a assinatura do contrato, independente de quantas parcelas foram pagas naquele momento. A mesma lógica se aplica em aquisições: se você compra um bem e divide o pagamento em 6 vezes, todo o valor é registrado no dia da compra.
A legislação brasileira determina que os profissionais e empresas utilizem o regime de competência em algumas ocasiões, como na declaração do imposto de renda.
Não há um regime mais vantajoso que o outro, já que cada um é adequado para certas situações. Normalmente o regime de caixa é aplicado quando a empresa elabora relatórios gerenciais para controlar suas contas.
Já o regime de competência é utilizado quando é obrigatório por lei, o que acontece no caso dos registros contábeis de grandes ou médias empresas e de instituições financeiras. Esse também é usado na elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), documento que avalia se um negócio teve prejuízo ou lucro em um determinado período de tempo.
Ressalta-se que há relatórios que exigem o regime de caixa, como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), que tem a finalidade de analisar todas as saídas e entradas de capital de um negócio, permitindo avaliar a saúde financeira do negócio naquele momento.
O assunto que exige conhecimento técnico e especializado sobre finanças e contabilidade, por essa razão é importante ter a ajuda de uma empresa especializada em fazer o controle financeiro de pessoas jurídicas e emitir relatórios legais. Ela melhorará a gestão financeira do seu negócio e garantirá sua regularidade perante o Fisco.
Ao entender sobre regime de caixa e regime de competência, você conseguirá identificar os regimes nos relatórios do seu negócio e controlar melhor as entradas e saídas da empresa. Entretanto, como se trata de um tema bastante complexo, é necessário ter o apoio de uma equipe especializada.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai transformar sua carreira profissional!
Conteúdo original ZIP Contabilidade
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…