Entenda quais são as diferenças este ano
A primeira e principal mudança está relacionado ao cadastro no e-social que já está sendo vigorado desde janeiro, em que todo MEI que tenha um funcionário precisa cadastrar suas informações pessoais no sistema.
A segunda mudança será a partir de julho, onde passará a ser obrigatório o envio da folha de pagamento através da plataforma. Ainda, há uma mudança prevista para julho de 2020, em que será obrigatório informar dados de segurança do funcionário como: exames admissionais, periódicos e demissional.
A terceira mudança para este ano, já está sendo vigorada desde o dia 01 de janeiro e diz respeito às atividades que são permitidas ou vedadas pelos MEIs. Portanto, foram vedadas todas as atividades que representam algum tipo de periculosidade, como:
Os microempreendedores que estão dentro desses segmentos poderão permanecer como MEI em 2019, mas a partir de 2020 deverão migrar para o regime de microempresa (ME).
Já outras atividades tiveram apenas a nomenclatura modificada. Um exemplo é o proprietário de bar, que agora precisa especificar se seu negócio funciona com entretenimento, como apresentação de banda ou sem entretenimento.
A quarta mudança está relacionada ao salário mínimo: o valor da contribuição mensal do MEI, o DAS, também mudou e os valores podem variar de acordo com a atividade, indo de R$ 50,90 a R$ 55,90 por mês, a alteração já é válida para o mês de fevereiro.
Por fim, a última mudança está relacionada a declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI). Agora, o MEI precisa informar a receita auferida com prestação de serviços – antes, era só a receita relacionada às atividades de comércio.
Dica rápida: Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…