Nas agências dos Correios é possível fazer a regularização do CPF e alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe, e a mudança de sexo.
Para solicitar a inscrição no cadastro, o cidadão deve comparecer a uma unidade dos Correios munido da documentação necessária e pagar o valor de R$ 7,00.
O número do documento sai na hora.
Quem ainda não tem o documento, pode realizar a inscrição do CPF nas agências dos Correios.
Com e a regularização do CPF para ter acesso ao programa pode ser feita no site da Receita Federal a qualquer hora do dia.
O CPF (Cadastro de Pessoa Física), ativo e regular, é um dos pré-requisitos para os beneficiários receberem o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.
Por esse motivo, foram disponibilizadas duas alternativas para regularização do documento.
Se tiver dificuldades em inserir o número do CPF no aplicativo, “Caixa – Auxílio Emergencial”, a Receita Federal pede que o usuário continue tentando, caso o problema seja devido à sobrecarga no aplicativo.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/02/trabalho1-1.jpg)
Se a questão persistir, o cidadão deve verificar no site da Receita se seu CPF está em situação irregular.
Caso seja encontrada alguma pendência, o problema poderá ser resolvido por meio da página de serviços do órgão, preenchendo o formulário eletrônico “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”.
O atendimento presencial em um posto da Receita Federal deve ser a última alternativa.
No ano passado, foram realizadas pelos Correios cerca de 4,5 milhões de inscrições ao cadastro.
Os Estados onde houve mais procura pelo serviço foram: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pará.
O CPF é utilizado para identificar o cidadão na Receita Federal.
Não é obrigatório portar cartão, mas o número do cadastro é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras.
Atenção às recomendações do Ministério da Saúde, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) os Correios adotaram medidas certas, por exemplo, o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.