Chamadas

Renda Social: FGTS e seguro-desemprego poderão ser unificados

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o Seguro-desemprego poderão ser unificados pelo Governo Federal. O que possibilitaria criar uma rede de proteção social universal, como já havia sido proposto pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A ideia chamou a atenção da equipe econômica que mostrou interesse no que foi sugerido pelo OCDE em unir o FGTS e o seguro-desemprego. A organização acredita que a unificação traria economia de recursos e redução de contribuições.

Foi publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um relatório sobre o Brasil, contendo uma declaração dizendo que o país não possui uma rede universal de segurança social efetiva, já que o FGTS e o seguro-desemprego são destinados apenas aos trabalhadores formais. Segundo a organização, a informalidade subiu para 40% nos últimos tempos.

“Os dois esquemas poderiam ser combinados para economizar recursos e reduzir as contribuições e poderiam servir como um mecanismo de recarga individual para uma rede de segurança social universal, de base familiar, em que os benefícios não estão condicionados ao emprego formal”, disse a entidade.

Bruno Funchal, secretário do Tesouro, afirmou que a recomendação da Organização é relevante

“a recomendação da OCDE é relevante e deve sim entrar no processo de discussão. Quando a gente discutiu no segundo semestre programas de renda, acho que faz todo sentido olhar todos os programas que nós temos e melhorar a eficiência dos programas”.

Bolsa Família

Também foi criticada pela Organização que fez um levantamento para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Bolsa Família, mencionando que o programa não teve reajuste como os demais benefícios sociais e possui um grande papel na redução da pobreza e da desigualdade.

Para a OCDE, o valor pago no programa social teve uma desvalorização de 22%, nos últimos 15 anos.

“É um programa que tem funcionado. Se houver necessidade, e óbvio, respeitando nosso limite de gastos e a realocação do orçamento, pode ser sim revisto para cima”, disse o secretário do Tesouro. O programa receberá R$ 34,9 bilhões para 2021, um acréscimo de R$ 5,4 bilhões.

A expectativa de novas famílias se enquadrarem nos critérios de admissibilidade provocou esse aumento. Jair Bolsonaro (sem partido), disse que analisa com sua equipe econômica melhorias para o Bolsa Família, aprimorando e ampliando o número de contemplados.

Contas públicas

A OCDE comentou sobre o retorno do teto de gastos no próximo ano e afirmou que o país consegue arcar com as novas despesas a partir da melhoria na eficiência de gastos.
Mas, apontou que há muitos gastos tributários que poderão ser revistos.

“Ao mesmo tempo, uma reforma administrativa poderia gerar economias e melhorar a qualidade da administração pública”, disse a entidade.

“Muitas despesas correntes têm aumentado devido à vinculação de receitas, gastos obrigatórios ou mecanismos de indexação. Isso desviou recursos de onde são mais necessários, incluindo do investimento”, finalizou.

Para o governo cumprir as regras fiscais sem quebrá-las será preciso realizar um reforma nas despesas obrigatórias e nas regras de indexação. Não fazendo isso, a economia do país poderá sofrer com desconfianças o que irá prejudicar a sua retomada.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

8 minutos ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

20 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

48 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

59 minutos ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

1 hora ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

1 hora ago