Segundo dados do próprio INSS, hoje o segurado tem esperado em torno de 125 dias para ter o benefício concedido. Bem acima dos 45 dias prometidos ao requerente no momento que solicita o benefício.
De acordo com o mesmo órgão, são mais de 2 milhões de benefícios pendentes de análise, sendo 1,37 milhão acima dos 45 dias. Outro motivo para longas filas e meses de espera são os sistemas do INSS que não estão atualizados de acordo com as novas regras da Reforma da Previdência, válida desde 13 de novembro de 2019.
Veja Agora as Principais Dúvidas sobre a Concessão de Aposentadorias
Como já dito, o prazo para o INSS conceder o benefício é de 45 dias ou 60 dias (30 dias prorrogáveis por mais 30), mas devido as circunstâncias atuais, tem contribuintes aguardando mais de 125 dias. Se comprovado o direito, depois de 45 dias os atrasados são pagos com correção monetária.
Uma possível causa da demora é a falta de documentos, por isso, assim que o trabalhador receber o comunicado de cumprimento de exigências, deve cumpri-lo o quanto antes.
Se comprovado que atendia as exigências da antiga legislação, válida até 12 de novembro de 2019, o trabalhador possuirá direito adquirido e não será afetado pelas novas regras.
Você que aguarda na longa fila de análise do INSS pode entrar na justiça para acelerar a concessão do benefício. Também é possível solicitar, com a contratação de um advogado, um mandado de segurança, esta ação obriga o INSS a dar uma resposta dentro do prazo estipulado pelo juiz e tem sido muito usada por esses profissionais.
Vale ressaltar que o mandado de segurança é uma ação utilizada para garantir o cumprimento de um direito considerado certo. Quando concedido por um juiz, o atendimento à demanda do cidadão deve ser imediato.
Se perceber a necessidade de correção de alguma informação, o trabalhador deverá aguardar o INSS exigir a nova documentação atualizada e cumprir a exigência no prazo estabelecido.
Por isso é de extrema importância ter todos os documentos em ordem para evitar dores de cabeça.
Se notar a ausência de algum Vínculo trabalhista em seu CNIS ( Cadastro Nacional de Informações Sociais), peça a correção no momento de protocolar o pedido, tendo em mãos, os documentos que comprovem tal atividade.
Depende. Se resultar em um cálculo mais vantajoso é possível incluir o tempo de espera pela aposentadoria, entretanto deverá abrir mão dos atrasados. Por isso é preciso verificar caso a caso, e ver o que vale mais a pena.
Segundo o Estatuto do Idoso é prevista prioridade no andamento de ações judiciais para idosos. Contudo, nas ações do INSS em juizados a prioridade não é tão efetiva, pois há muitos idosos na fila, além de doentes.
Após protocolar o pedido é possível acompanhar a solicitação pela Central Meu INSS, no site https://meu.inss.gov.br. Eventuais dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 135 ou em uma agência do INSS.
O valor do benefício não leva em conta o número de salários mínimos mas sim a média salarial. Antes da reforma, a média salarial resultava da média aritmética dos 80% maiores salários desde julho de 1994. Com a reforma, esta média é calculada sobre todos os salários, sem descontar os menores. Além disso, o benefício varia conforme o tempo de contribuição e até mesmo a idade.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Ayres Monteiro
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…