Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Alguns contribuintes não receberam a restituição apesar de terem enviado a declaração do Imposto de Renda. Os lotes de pagamento chegaram ao fim, como deve ficar a situação dos cidadãos que não foram contemplados pelos lotes disponibilizados?
Foram cerca de 36,8 milhões de declarações enviadas para a União. Aproximadamente 869,3 mil delas foram retidas pela famosa “malha fina”. As restituições de imposto deveriam ser repassadas para 666,6 mil declarações, isto é, 76,6% dos declarantes deveriam receber a restituição do Imposto de Renda.
Quando as declarações do Imposto de Renda são enviadas para a análise da Receita Federal, é nesta etapa que as declarações são verificadas. A Receita realiza a comparação de informações da declaração com as informações emitidas por outras entidades.
Essas entidades podem ser instituições financeiras, seguradoras de planos de saúde e empresas. Caso seja constatado alguma diferença entre os dados fornecidos a declaração é encaminhada para a malha fiscal ou malha fina, uma análise mais aprofundada das informações apresentadas.
É possível descobrir se você está inscrito na malha fiscal ao acessar o e-CAC, em seguida selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF). Nesta etapa aparecerá uma aba “processamento”, selecione a opção “Pendências de Malha”.
Nessa parte será possível verificar todas as pendências, inclusive os motivos para a declaração ser retida na Malha Fiscal da Receita Federal. Se a pendência ocorrer em virtude de informações erradas, será necessário retificar a declaração.
Os retidos pela Malha Fiscal ou Malha Fina, poderão não ter acesso à restituição do Imposto de Renda. Foram registradas 181,9 mil de retenções na malha, essas declarações não possuem impostos a serem pagos. Cerca de 20,6 mil são declarações com saldo zero.
Em setembro foi efetuado o último pagamento das restituições, muitos deixaram de receber, isso ocorre devido à retenção da declaração na malha fina. Para saber se esse é o caso da falta de restituição é necessário efetuar os passos mencionados anteriormente.
Acesse o portal da Receita Federal e confira se existem pendências identificadas em sua declaração, se for necessário realize a declaração retificadora, em alguns casos é possível efetuar a retificação sem a incidência de multas e penalidades.
Contudo, existem casos onde não é possível realizar a retificação, normalmente isso ocorre quando o declarante é intimidado ou convocado pela Receita Federal.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…