Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberado no dia 30 de julho. Por conta disso, os contribuintes já estão aguardando o período de consulta para saber se terão o dinheiro creditado em sua conta neste mês.
Geralmente, essa consulta é disponibilizada uma semana antes do pagamento, então, a previsão é de que comece na próxima sexta-feira, 23.
Quer saber como consultar a sua restituição? Continue conosco e veja como acompanhar o status da sua declaração e corrigir pendências se for necessário.
A Receita Federal não disponibiliza uma lista específica com os nomes daqueles que serão beneficiados a cada lote, mas saiba que é possível verificar se a sua restituição foi liberada.
Para isso, o contribuinte deve fazer o acompanhamento através do site da Receita Federal. Para te ajudar a identificar o status em que ela se encontra, veja abaixo o que significa cada um deles:
Caso você verifique que a declaração possui pendências, é preciso corrigi-las fazendo uma declaração retificadora. Somente assim ela será novamente analisada pela Receita Federal e a restituição será liberada se você tiver valores à receber.
Para auxiliar os contribuintes, a Receita Federal também está enviando cartas para informar sobre a necessidade de ser feita a correção de informações nas declarações que estão em malha fina.
Quando o período de consulta for liberado, você deve acessar o mesmo sistema e buscar pela opção “Meu Imposto de Renda”, depois, clique em “Consultar Restituição”.
Essa informação também pode ser consultada de forma bem rápida através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
Assim, caso você verifique que a restituição foi liberada basta aguardar a data de pagamento, pois, a restituição será depositada na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda.
Mas se você não tiver indicado nenhuma conta, ou haja erros que impossibilitem o depósito do valor, a restituição será encaminhada ao Banco do Brasil. Neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate.
A previsão da Receita Federal, é concluir o pagamento de todas as restituições do imposto de renda até o mês de setembro.
Então, se a sua restituição não for liberada nesse lote, não desanime, pois, outros dois pagamentos estão previstos para as seguintes datas:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…