Atenção candidatos que prestaram provas para o Enem 2023! O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser divulgado nesta terça-feira, dia 16. Este ano, o exame teve 3,9 milhões de inscritos.
Para quem participou na condição chamada “treineiro” (fez somente como experiência) ainda será necessário aguardar um pouco para conferir o desempenho, que deve ser divulgado somente em março.
O acesso às notas deverá ser através da Página do Estudante com login do Portal Gov.br.
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Leia também: Veja Como É Feita A Correção Das Provas E Das Redações Do Enem
O que é o Enem?
O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.
Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Leia também: Saiba Como Utilizar As Notas Do Enem No Brasil E No Exterior
Como é calculada a nota do Enem?
Sabia que o seu desempenho no exame não é calculado com base no número de questões acertadas? Isso mesmo, a nota do Enem não depende exclusivamente da quantidade de questões acertadas por um participante.
Mas, leva em consideração um outro aspecto muito importante, o nível da questão acerta, para entender melhor você precisa conhecer o método TRI (Teoria da Resposta ao Item). Este sistema diferencia as questões de acordo com o nível de dificuldade. Prioriza a coerência entre as respostas dos participantes. Por isso, nem sempre conferir o gabarito oficial e ver o número de acertos no Enem pode dar pistas sobre o desempenho do aluno na prova.
Já na prova de redação aplicada no primeiro dia do exame, essa parte vale de zero a mil e pode ser decisiva na busca pela vaga desejada. Ela é corrigida seguindo 5 competências, são elas:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Proposta de intervenção que respeite aos direitos humanos