INSS

Revisão da vida toda deve ser decidida neste próximo mês de agosto

Em breve, finalmente deve ser decidido a respeito da constitucionalidade da revisão da vida toda, proposta na qual solicita a inclusão das contribuições previdenciárias realizadas no período anterior a julho de 1994. Isto porque, mediante uma reforma, só são considerados os recolhimentos feitos após esse período, o que por sua vez diminui o valor da aposentadoria de alguns segurados. 

No atual momento a também chamada de revisão da vida inteira, está com a decisão referente a sua constitucionalidade empatada, de modo que possui 5 votos a favor e 5 contra. O processo, atualmente, está suspenso e deve retomar após o recesso do STF (Supremo Tribunal Federal). 

Neste sentido, a decisão deve ocorrer agora em agosto, visto que o pedido do ministro Alexandre de Moraes que suspende o julgamento e o recesso do STF chegam ao seu fim. Em outras palavras, tudo indica que a revisão terá uma decisão nos próximos dias. 

No que diz respeito ao atual empate na votação, durante o julgamento qualquer ministro pode alterar o seu voto, todavia, até o momento o processo segue com esse parecer prévio:

Designed by @chormail / freepik

Ministros a favor da revisão 

  • Marco Aurélio;
  • Edson Fachin;
  • Cármen Lúcia;
  • Rosa Weber;
  • Ricardo Lewandowski.

Ministros em divergência a revisão

  • Nunes Marques;
  • Dias Toffoli;
  • Roberto Barroso;
  • Gilmar Mendes;
  • Luiz Fux;

Lembrando que não são todos que se beneficiam com a revisão da vida toda, dado que por vezes a correção irá abaixar o valor da aposentadoria do segurado. Assim sendo, é preciso entender que, em resumo, existem três tipos de perfis os quais serão beneficiados. 

Neste sentido, segurados que realizaram poucos recolhimentos após 1994; quem recebia uma alta remuneração bem antes de 1994; e aqueles com baixos salários após 1994; poderão ser beneficiados com a revisão. 

Assim sendo, aposentados que tiveram uma redução no valor de seus benefícios, devido ao sistema de transição, podem possuir um novo cálculo mediante a inclusão de suas contribuições feitas, o que por sua vez, pode aumentar o valor da aposentadoria. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago