Recentemente a Justiça Brasileira conferiu aos trabalhadores com vínculo empregatício entre 1999 a 2013 o direito de REVER A TAXA DE CORREÇÃO MONETÁRIA sobre seu FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO – FGTS.
Isso porque o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade de votos, determinou que a taxa de correção do FGTS, então a TR – Taxa Referencial, fosse alterada para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o que poderá representar o aumento de até 88% (oitenta e oito porcento) do saldo do fundo (Recurso Extraordinário -RE No. 611503).
Portanto, até mesmo os aposentados e aqueles que já tiverem sacado o FGTS terão o direito de ter a taxa de correção monetária alterada para o INPC, bastando que tenha mantido vínculo entre 1999 a 2013.
Para tanto, o (a) interessado (a) que se encaixar na situação aqui tratada deverá providenciar os seguintes documentos:
1. Cópia do RG e CPF (ou cópia da sua CNH);
2. Cópia da CTPS do período;
3. Comprovante de Residência Atual;
4. Extrato do FGTS referente ao período entre 1999 e 2013 (acessível pelo site: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS);
5. Para os aposentados será necessária a carta de concessão de benefício.
Mas atenção, para ter o direito de pleitear a revisão da taxa de correção monetária o trabalhador deverá promover ação judicial até NOVEMBRO de 2019, após não mais haverá a possibilidade da revisão judicial.
Portanto, os interessados em realizar a REVISÃO DO FGTS do período entre 1999 à 2013 deverá se apressar para não perder o prazo (01/11/2019) e com isso deixar de perceber considerável atualização de seu fundo, que poderá fazer grande diferença no futuro.
Conhecimento é poder.
Conteúdo por Raquel Benedetti Cepinho. Advogada, OAB/SP 235.899
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…
View Comments
Direito eu sei que tenho ,só falta saber se vão liberar mesmo essa grana, porque é muita gente pra paga a caixa tá mesmo enrolada.
Mas ainda está em pausa essa revisão?
Ou vai ser liberado de verdade.
Vai sair quando esse dinheiro
No momento mais difícil que estamos passando, poderiam resolver logo essa situação, é o direito dos trabalhadores e de quem já trabalhou, para outras coisas tem dinheiro, isso está sendo falando desde 2013 e até hoje nada.absurdo!
Quero saber como receber
quero saber se tenho direito
O direito e do trabalhador a caixa nao tem direito exigir juisado por causa ganha
Você que tem interesse em mover ação para pleitear o seu reajuste do FGTS, me chama !!! 11 94791-5012
Gostaria de saber como resgatar? Pois direito eu tenho pois tenho minha carteira profissional assinada nesse período, esse valor vai cair direto na nossa conta?
Qaero saber se tenho direto