Chamadas

Revisão do FGTS segue como oportunidade para trabalhador receber até 66 mil reais

O valor médio calculado para a revisão da correção monetária do fundo de garantia fica em torno de R$10 mil, segundo o site especializado LOIT FGTS ( https://fgts.loitlegal.com.br ), que oferece o cálculo gratuitamente para qualquer pessoa que tenha interesse em avaliar se tem direito a alguma revisão.

Muitas vezes o valor da revisão pode ultrapassar bastante essa média e chegar perto, ou até mesmo ultrapassar, os sessenta salários mínimos, equivalente a R$66 mil, que é o valor do teto para dar entrada com pedidos nos Juizados Especiais Federais, explica Derek Oedenkoven, CEO da startup responsável pela solução de cálculo. “É interessante ter esses parâmetros de valor em mente, pois isso indica que a grande maioria dos brasileiros pode entrar com o pedido de forma autônoma e descomplicada pela via dos juizados especiais”, explica o executivo.

A oportunidade de revisão do FGTS

O que está em jogo é a correção dos valores depositados no fundo de garantia por tempo de serviço ao longo dos anos, desde 1999 até os dias atuais. Acontece que a regra de atualização, correção monetária, do dinheiro é baseada na TR (taxa referencial) e gerou perdas para os cidadãos por ficar bem abaixo da inflação.

Assim, mesmo quem já sacou o dinheiro do FGTS, poderia pedir a revisão dos valores aplicando-se um índice de correção alinhado à inflação do período, como o IPCA, por exemplo.

Esse é o assunto da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5090) que está no STF para ser votada, pedindo a troca da TR para efeitos de correção do FGTS. O Supremo já decidiu de maneira similar, ou seja, pela troca da TR, em outros assuntos como a correção de precatórios e dívidas trabalhistas, o que indica que são grandes as chances de ganho da revisão do FGTS também para os trabalhadores.

Não é possível afirmar quando o assunto será decidido, mas a orientação dos especialistas é para que o cidadão se mobilize e entre com seu pedido de revisão do FGTS o quanto antes. Isso porque é provável que a suprema corte também utilize o efeito de modulação da decisão para que a alteração passe a valer apenas para o futuro, o que isentaria o governo de pagar o passado retroativo para milhões de pessoas, impacto que seria de bilhões para os cofres públicos. 

Neste caso, quem já tiver entrado com o pedido antes do julgamento, possui mais chances de preservar o direito a receber o passado. O mesmo site dos cálculos, LOIT FGTS, oferece serviços para ajudar o cidadão a entrar com o pedido, seja com documentos e instruções ou até mesmo com o serviço de atermação que nada mais é do que o protocolo de uma ação em nome do beneficiário.

O assunto não é novo, mas ganha cada vez mais importância na atenção de milhões de pessoas que podem conseguir uma recuperação de valores importantes. 

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago