Categories: ChamadasCLT

Revisão do FGTS, veja se você tem direito

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Trata-se de um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao FGTS são trabalhadores urbanos e rurais, através do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores avulsos, empregados domésticos. Não têm direito ao FGTS os trabalhadores individuais, ou autônomos, ou seja, pessoas que não possuem vínculo empregatício.

O QUE MOTIVA A AÇÃO?

O objetivo do FGTS é auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais. O FGTS não é descontado do salário do empregado e sim uma obrigação do empregador, sendo considerado, portanto, uma espécie de poupança para os trabalhadores.

Ocorre que, desde 1991 a legislação fixou como índice de correção oficial para o FGTS a TR (Taxa Referencial), mais 3 % ao ano, fixado pelo Governo Federal mediante o Banco Central.

Contudo, a partir de janeiro de 1999 este índice vem se defasando, ficando-o abaixo da inflação, ou chegando a ter percentual igual a zero como em 2012, vindo a resultar em perdas econômicas consideráveis ao trabalhador brasileiro, tendo em vista os valores depositados no FGTS, não sofrerem a correção devida.

Em recente decisão, através de ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI n.º 4.357/DF), o STF – Supremo Tribunal Federal – manifestou-se acerca do tema, aduzindo que a TR (taxa referencial) não seria índice de correção monetária, considerando o uso da taxa, inconstitucional.

Em virtude da decisão do STF, constatou-se que as perdas ocasionadas pela correção da TR aos trabalhadores são reais, justificando, portanto, o pedido junto ao judiciário a recuperação dos valores perdidos, aplicando outros índices de correção como o IPCA, INPC ou qualquer outro índice que recomponha as perdas inflacionárias.

O QUE PRECISO PARA ENTRAR COM AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS?

O trabalhador deve procurar um Advogado, de posse dos seguintes documentos:

  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do comprovante de endereço;
  • Cópia do PIS/PASEP (pode ser encontrado na Carteira de Trabalho);
  • Extrato do FGTS, emitido pela Caixa Econômica Federal através do site www.caixa.gov.br/fgts (terá que cadastrar uma senha para ter acesso, mas o próprio site é interativo), ou solicitando pessoalmente em qualquer agência da Caixa;
  • Carta de Concessão de Aposentadoria (para trabalhadores aposentados), solicitado junto ao INSS ou a entidade responsável pela aposentadoria;

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo via Ubiratan Melo Advocacia

Ricardo

Redação Jornal Contábil

View Comments

  • Boa tarde!
    Eu estou lendo esse anúncio, e não entendi?
    Gostaria de saber o que eu devo fazer para abrir um processo, pois também tenho direito a rédito, e quero saber o que eu devo fazer?

  • DEFENSORIA PÚBLICA CUMPRAM A VOSSA MISSÃO.
    É UM DEVER DOS SENHORES.
    TENHO CERTEZA QUE PODEM. EU TENHO CERTEZA QUE TENHO DIREITO.

  • O valor é para depositar direto na conta da pessoa já tem valor certo passar sómente o índice de correção e aplicar. QUANDO MUDARO FOI AUTOMATICO.

  • Se nos temos esse direito a correçao entao vao ter que liberar nos brasileiros estamos cada vez mais pobre porque tudo que usamos tem reajuste 5,6,7vezes ao ano e nossos salarios 1 vez e nunca acompanha a inflaçao

  • Vocês falam sem saber. O advogado que vocês tanto criticam que estudou e defendeu uma tese em juízo alegando que a forma de correção que a lei determina não esta sendo justa com o trabalhador, enfim este advogado estuda para defender vocês trabalhadores e é assim que vocês retribuem. Parabéns suas antas. Não é a toa que estão nessa condição.

  • Trabalhei agora é preciso contratá um advogado ,não da para entende

  • Boa tarde! Li em um artigo que já existem várias ações que já foram interpostas, desde o ano de 2014. Todas elas estão suspensas, aguardando a decisão do STF. Por isso a necessidade de entrar na Justiça, para poder ter direito de receber os valores retroativos. Quem não entrar, vai perder esse direito.

  • Esses vagabumdos era pra eles lutar pelos direitos mas dar o que é nosso eles so tem preocupação com o bolso deles epoca de política o povo tem que ter vergonha na cara

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

35 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago