A revisão do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), popularmente conhecidos por abono salarial, se tratam de uma tese jurídica que possibilita ao trabalhador a multiplicação dos respectivos valores.
Em alguns casos esta prática é possível quando o valor presente na conta não condiz com os rendimentos decorrentes da aplicação do investimento.
Entretanto, não é sempre que os bancos passam todos os rendimentos ao trabalhador, o que pode resultar em um prejuízo expressivo.
Isso porque, em determinadas situações, o trabalhador pode elevar o saldo em até 50 vezes ao solicitar a revisão do abono salarial.
Quem tem direito à revisão do PIS-Pasep?
Qualquer trabalhador que tenha realizado uma atividade formal entre 1971 e 1988 têm direito à revisão do PIS-Pasep, mesmo aqueles que já sacaram o benefício.
No entanto, como em diversas temáticas, há suas exceções.
Por isso, para conferir o direito do trabalhador, é preciso analisar os extratos do PIS-Pasep, os quais podem ser obtidos diretamente no banco.
Com os extratos em mãos, basta buscar pelo auxílio de um advogado especialista na área e que seja capaz de analisar os extratos com base nas respectivas normas, e assim, descobrir se o trabalhador tem ou não direito à revisão do abono salarial.
Como solicitar a revisão?
É fundamental que o trabalhador esteja em posse dos extratos integrais relativos ao PIS-Pasep, os quais podem ser obtidos pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, nos quais há registros de todos os depósitos efetuados desde que o trabalhador iniciou a carreira profissional.
Com essa documentação em mãos, basta entregá-la a um advogado para analisar a conta e identificar se o valor está correto ou não.
Identificação do valor devido
Conforme observado, a revisão do PIS-Pasep se baseia na constatação de que o valor disponibilizado pela instituição bancária é inferior ao devido, mas para saber se o número está certo ou não reforça-se a necessidade de possuir todos os extratos bancários, não deixando nenhum de lado nesta análise.
Documentos necessários
Para revisar os valores, será preciso dar entrada em uma ação judicial para adquirir a revisão do PIS-Pasep, procedimento que requer o acompanhamento dos seguintes documentos:
- Procuração para um advogado;
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência;
- Extratos do PIS/PASEP;
- Planilha de cálculos com a diferença devida.
No que se refere à planilha de cálculos, não há com o que se preocupar, pois basta entregar os extratos para o advogado, e ele fará todo o resto.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga