Revolução Contábil: profissão se transforma, com exigência por capacitação qualificada e impacto da tecnologia

A profissão de contador está passando por uma transformação significativa nos últimos anos, principalmente devido ao avanço da tecnologia. Com a crescente complexidade das regulamentações fiscais e a importância estratégica da gestão financeira, esse profissional também tem se tornado cada vez mais indispensável para empresas de todos os portes.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil conta com mais de 500 mil contadores registrados e mais de 80 mil escritórios de contabilidade em atividade. Essa força de trabalho atua na estabilidade econômica e conformidade fiscal, além de orientar os empresários em relação à saúde financeira do negócio.

“Além de ser uma profissão que traz estabilidade, é também versátil e cheia de oportunidades de crescimento”, garante a professora Suzana Slonzon, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Trevisan Escola de Negócios. “Os contadores estão na linha de frente, ajudando empresas a navegar por desafios e a identificar oportunidades estratégicas”, completa.

A taxa de empregabilidade da área está em torno de 93%, de acordo com os últimos dados do IPEA, de 2023. “É um campo de trabalho amplo, porque todas as empresas precisam de profissionais capacitados que possam orientá-las em tempos de incerteza econômica e mudanças nas regulamentações fiscais”, destaca a professora.

Na Trevisan Escola de Negócios, instituição responsável pela formação de mais de 6 mil contadores, o índice de empregabilidade é de 92%, de acordo com a última pesquisa realizada com os recém-formados. O levantamento indicou, ainda, que 58% deles conseguiram um novo emprego e 21% foram promovidos ou tiveram aumento salarial.

Além disso, a escola é uma das que mais aprova alunos no Exame de Suficiência do CFC, prova obrigatória para o exercício da profissão. Com aulas 100% online e metodologia exclusiva, a Trevisan possui alunos em todo o Brasil.

Mercado de trabalho

Além da possibilidade de abrir seu próprio escritório ou atuar em áreas tradicionais como contabilidade fiscal e societária, o contador pode trabalhar no setor público, além de ser auditor contábil. No entanto, outros campos de atuação estão despontando e exigindo cada vez mais profissionalização.

É o exemplo da área de contabilidade digital. O uso crescente de inteligência artificial (IA), big data e blockchain tem demandado profissionais capazes de atuar com tecnologias avançadas. Com a automação de tarefas rotineiras, os contadores estão se concentrando em atividades mais estratégicas e analíticas dentro das organizações.

O aumento das fraudes corporativas e a necessidade de mais transparência tem feito a contabilidade forense também ganhar destaque. Profissionais nessa área são especializados em investigar irregularidades financeiras e fornecer suporte em litígios. Outro setor emergente é o de consultoria tributária. As complexas leis fiscais e a globalização das empresas aumentam a demanda por profissionais especializados em estratégias de planejamento tributário e conformidade.

O mercado de trabalho também tem exigido novas habilidades dos profissionais contábeis, como a capacidade de interpretar grandes volumes de dados, com o uso de ferramentas e softwares, para fornecer insights acionáveis.

Ainda nessa linha, está a capacidade de produzir relatórios com base nas novas normas IFRS 1 e 2. Apesar de ser obrigatória somente a partir de 2026, a Comissão de Valores Mobiliário (CVM), por exemplo, já emitiu resolução que permite que as empresas de capital aberto adotem as normas de forma voluntária desde o início deste ano.  As novas regras contábeis trazem uma padronização internacional para os relatórios financeiros das empresas com relação à divulgação dos riscos e das oportunidades sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

O que acontece se uma empresa não emitir nota fiscal?

Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…

5 minutos ago

Como cancelar uma Nota Fiscal MEI?

Você já emitiu uma nota para um cliente, mas percebeu algum tempo depois que alguma…

12 minutos ago

Imóvel financiado tem escritura? Entenda os desafios e soluções

Comprar um imóvel financiado exige planejamento e atenção à documentação. Um dos questionamentos comuns é…

27 minutos ago

Tarifa do Pix cai, mas fraudes começam a ser aplicadas

O Pix já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, de fato, tornou…

31 minutos ago

Governo quer fazer com quem é MEI o mesmo que ocorreu em Recife; entenda

Se você é MEI ou conhece alguém que trabalha por conta própria, pode ser que…

32 minutos ago

Itaú lança home equity para quem tem imóvel financiado

O Itaú Unibanco vem ampliando as possibilidades para quem deseja um crédito com garantia imobiliária.…

33 minutos ago