O Registro Geral, também denominado como carteira de identidade, é um dos documentos de identificação dos brasileiros. Esse documento contém os principais dados de reconhecimento do cidadão, como: nome completo, filiação, data de nascimento, órgão expedidor e número de identificação da pessoa.
Sabemos que ninguém está imune a perder os documentos pessoais, por isso preparamos esse artigo mostrando ao cidadão o que fazer nessa situação.
Qual é a validade do RG?
O Registro Geral tem a validade de 10 anos, depois desse período é preciso renovar o documento.
Importante: O cidadão que não renovar seu documento no prazo estabelecido, não conseguirá se inscrever em concursos públicos ou fazer outros documentos.
É possível acrescentar o número de outros documentos no RG?
A nova Carteira de Identidade pode conter os números do CPF e do Cartão Cidadão, isso simplifica a vida das pessoas, pois quando temos que apresentar algum desses documentos é exigido um documento oficial com foto.
Quando é necessário retirar a segunda via do RG?
A pessoa pode solicitar a segunda via do RG por três motivos: invalidade do documento , perda ou roubo.
É importante ressaltar, que em caso de roubo é necessário que o dono do documento faça um Boletim de Ocorrência (BO), assim ele garante a isenção da taxa de renovação.
Documentação necessária para fazer a segunda via do RG
Para fazer a segunda via, a pessoa precisa ter em mãos os seguinte documentos:
- Duas fotos 3×4 (originais e recentes);
- Certidão de nascimento (original ou cópia simples);
- Certidão de casamento (original ou cópia simples), se for casado ;
- Boletim de Ocorrência (original ou cópia simples), em casos de roubo ou furto;
- CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal (para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso a pessoa queira que o número conste no RG);
- Cartão do Cidadão original, caso a pessoa queira que o número seja inserido no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP.
Qual é o valor para retirar a segunda via do RG?
A taxa para renovação do documento varia de acordo com a região, portanto consulte o valor cobrado em sua cidade, antes de solicitar a renovação.
Como foi mencionado anteriormente, quem foi vítima de furto ou roubo e apresentar o B.O, está isento de pagar a taxa.
Onde tirar a segunda via do Registro do Geral?
Para retirar a segunda via do RG é preciso procurar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado, ou se dirigir a um posto da Polícia Civil mais próximo de sua residência.
É importante destacar, que o Poupatempo está disponível para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro, essa opção oferece vários serviços aos cidadãos.
Os moradores do estado do Rio de Janeiro podem se dirigir a um Posto de Atendimento do Detran ou acessar o site www.detranrj.gov.br e clicar em Habilitação Civil.