O RG Digital vai poder ser baixado no seu celular e servirá em casos de apresentação do documento pessoal. Hoje em dia o brasileiro quer ter facilidade na sua vida e para isso conta muito com a tecnologia.
Os meios digitais têm sido uma grande ajuda para muitas pessoas. Pensando nisso, alguns estados começaram a oferecer o RG Digital. Veja o passo a passo e como saber se o serviço está disponível no seu estado.
Você deverá procurar pelo aplicativo na loja do seu celular, lembrando que nem todos os estados estão disponibilizando essa facilidade. Por isso, procure pela sigla do seu estado, se estiver liberado é só baixar o app.
Não ter que carregar todos os documentos na versão física é o desejo de muitas pessoas. Por isso, elas preferem ter acesso às versões digitais dos documentos. Isso já é possível em alguns estados, que disponibilizaram os aplicativos.
Ter os documentos de forma digital, além de ser uma facilidade, evita que as pessoas os percam. Para moradores de alguma região será possível ter acesso ao RG Digital. Confira a seguir os estados que já possuem o aplicativo.
Lembrando que na loja de aplicativos do seu celular, você deverá verificar se o estado onde você mora está na lista. Os apps estão disponíveis para Android e iOs.
O RG Digital (Carteira de Identidade Nacional) trará o fim ao sistema atual de registro de identidade.
Atualmente, cada Estado é responsável por emitir uma numeração para o documento. Sendo assim, se você tirar uma primeira via em um Estado e solicitar a segunda via em outro, passa a ter dois números de RG diferentes.
O que torna o sistema extremamente defasado e inseguro, isso porque, em muitos casos, é possível ter até 27 números de RG diferentes, caso o cidadão solicitasse uma via em cada Estado.
Com o RG Digital isso não será mais possível, isso porque, o CID não será mais emitido por cada Estado, já que o CPF passará a ser a nova numeração.
Isso significa que o novo documento unifica o RG com o CPF, onde a numeração de validação será o próprio Cadastro de Pessoa Física.
Mas quem tiver o modelo atual de identidade, saiba que ainda será válido por 10 anos, logo, somente em 2032 o novo CID será obrigatório para todos os brasileiros.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…