Os famosos Registro Geral (RG) E Cadastro de Pessoa Física (CPF), eram documentos de comprovação de identidade do cidadão, mas se tratavam de dois documentos diferentes, do qual o RG tinha um número próprio de identificação e o CPF outro.
Contudo, desde janeiro deste ano, ambos os documentos foram unificados, onde o CPF será o número oficial do novo documento chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN). Pois é, o número do seu RG perderá completamente a validade.
Essa unificação dos documentos já era especulada pelo governo há muitos anos, especialmente por conta de falhas que existiam com RG, onde, por exemplo, se você morasse em um estado e tirasse a primeira via do seu RG, em seguida mudasse de estado e pedisse uma segunda via, ela viria com numeração totalmente diferente.
Em suma, os brasileiros poderiam ter vários números de RG diferentes caso pedissem uma nova via do documento em outro estado. Problema este que é completamente eliminado com a unificação do RG e CPF através do CIN.
Logo, como o documento de identificação dos brasileiros mudou, será preciso que toda população emita o novo CIN. Mas, apesar de ser obrigatório, não é preciso ter pressa, afinal, seu atual RG ainda terá validade até 2032, prazo dado para que todos os cidadãos consigam emitir o novo documento sem pressa.
Inclusão de dados no CIN
Uma das maiores inovações com o CIN, é a possibilidade de incluir vários dados em seu novo documento, trazendo mais facilidade na hora de se cadastrar em programas governamentais. Veja quais documentos podem ser incluídos na nova Carteira de Identidade Nacional:
- Carteira de motorista (CNH);
- Carteira de trabalho;
- Cartão Nacional de Saúde;
- CPF;
- PIS / PASEP;
- Título de Eleitor;
- Título Militar.
Como tirar o CIN
Para tirar a primeira via da sua CIN saiba que ela será totalmente gratuita, mas será preciso enviar alguns documentos até um dos órgãos de identificação da sua região, como as redes Poupa Tempo, Expresso Cidadão, Instituto de Identificação da Polícia Civil ou mesmo Detran.
Mas, vale lembrar que seus documentos atuais, caso não tenham vencido, você não precisa tirar a CIN agora, isso porque os documentos atuais, como RG e CPF separadamente, terão validade até 2032, então você terá muito tempo para atualizar este novo documento.
Documentos para tirar o CIN
Caso você deseja emitir seu documento e ficar livre dessa obrigação, você deverá apresentar alguns documentos nos órgãos de identificação do seu município, são eles:
- Certidão de nascimento ou casamento
- Documento de identificação com foto, pode ser o RG ou mesmo a CNH
- Seu CPF não pode estar irregular
Após tirar seu CIN, você receberá o documento em duas versões, uma física e também uma versão digital que pode ser consultada por QR Code, mesmo que esteja sem acesso à internet. A versão digital estará disponível no aplicativo GOV.BR.