O número de brasileiros que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho é cada dia maior. De acordo com o IBGE, o desemprego já atinge mais de 14% da população e, nesse cenário de grande disputa, os sites de emprego são a maneira mais rápida e eficiente de achar os melhores candidatos para cada posição aberta nas empresas. Segundo levantamento realizado pelo empregos.com.br , um dos maiores portais de vagas no Brasil, só em agosto foram abertas mais de 81 mil novas vagas. E para preenchê-las, é fundamental que o anúncio seja feito de forma adequada para que a companhia encontre o profissional que mais se encaixa no perfil.
De acordo com Leonardo Casartelli, Diretor de Marketing do site empregos.com.br, o candidato deve ficar atento às exigências descritas, mas o recrutador tem um papel importante ao detalhar a função de forma clara e estratégica para o que a empresa realmente busca. “Muitos recrutadores relatam dificuldades para achar o candidato ideal e isso diz muito sobre o anúncio. Muitas vezes, ele não é elaborado de forma efetiva e há diversas maneiras de atrair os melhores talentos desde o primeiro contato com a vaga”, explica Leonardo.
Para evitar esse problema, o especialista indica 5 formas de deixar os anúncios mais efetivos e atrair novos talentos. Confira!
O título da vaga é a coisa mais importante, pois é ele que define qual profissional irá se interessar pela oportunidade. Por isso, seja objetivo e use termos mais comuns ao mercado para facilitar a busca dos candidatos. Nos casos de vagas operacionais, focado em públicos de baixa escolaridade, evite termos complexos, em inglês e linguagens técnicas.
Lembre-se que você está em busca de uma pessoa para compor sua equipe e as expectativas devem ser alinhadas desde o início. Então, seja claro e objetivo sobre o que você realmente procura. É importante que o interessado tenha ciência de suas funções, seus desafios e a bagagem que precisará ter para assumir essa responsabilidade. Deixe evidenciado também quais são os conhecimentos técnicos, experiências necessárias e inclua aquelas que são desejáveis, porém não obrigatórias. Essa relação deve ter o máximo de transparência, para que nenhum dos dois lados saia frustrado.
Por que não aproximar o candidato da empresa? Fale um pouco da história da instituição, do propósito, mostre as vantagens de ser um colaborador. Destaque a importância da função para os objetivos da empresa. Motive-o! Um profissional entusiasmado e apaixonado vai te render muito mais que uma pessoa que não se identifica com os ideais da companhia.
O que você procura? Diga! Quanto mais específico for, melhor será para encontrar o candidato ideal. Deixe claro a forma de contratação, benefícios oferecidos, requisitos necessários, horas de trabalho e todas as informações possíveis sobre a vaga.
É importante que todo o processo ocorra de forma transparente, não só as especificações da vaga. O candidato deve saber quais são as etapas que ele deverá passar até chegar ao final da seleção. Por exemplo: quantas entrevistas deverá fazer e com quem, se há testes e uma previsão de quando essas etapas devem acontecer.
“A aplicação a uma vaga é o primeiro contato que um candidato tem com uma empresa, e por isso é importante que esse processo seja bem alinhado desde o começo, de forma efetiva e transparente. Isso vai ajudar para que a empresa ganhe destaque e consiga atrair os melhores talentos para seus processos seletivos”, finaliza Casartelli.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…