Rio de Janeiro

RJ gerou mais postos de trabalho com carteira assinada que o restante do Brasil em 2022

O Estado do Rio de Janeiro gerou, em termos percentuais, mais postos de trabalho com carteira assinada em 2022 que o restante do Brasil. Enquanto no país o percentual de empregos gerados no ano foi de 5,01%, o Rio de Janeiro teve um crescimento de 6,03% no número de empregos formais. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisadas pelo Observatório do Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

– Esses dados comprovam que o mercado de trabalho está em expansão com o reaquecimento da economia fluminense, resultado da gestão responsável, eficiente e empenhada em garantir uma melhor qualidade de vida aos fluminenses. Todos os setores da atividade econômica têm apresentado resultados positivos no estado, o que se traduz em novas oportunidades de trabalho – comenta o governador Cláudio Castro.

Leia mais: Rio de Janeiro repassa R$ 291 milhões para as prefeituras do Estado

Empregos Formais

Em 2021, o estoque de empregos formais no Rio de Janeiro era de 3.233.970, número que passou para 3.428.839 em 2022 – uma alta de 6,03%. Em igual período, no Brasil, o estoque de empregos com carteira assinada chegou a 40.678.355 e, no ano seguinte, bateu 42.716.337 – um aumento de 5,01%.

A variação percentual do Estado do Rio também foi a maior da Região Sudeste, com valor superior às variações dos estados do Espírito Santo (5,79%), São Paulo (4,44%) e Minas Gerais (4,13%). Há décadas esse movimento de recuperação não ocorria. A retomada de obras públicas, segundo o levantamento, teria impulsionado o setor de serviços, o que impactou positivamente no resultado de 2022.

– Com os programas de formação e capacitação que estamos firmando com várias instituições parceiras, vamos não apenas gerar novos empregos, mas qualificar o trabalhador fluminense e possibilitar a ele o acesso a melhores oportunidades profissionais – disse a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago