Se você acompanha as notícias da área de tecnologia, certamente já ouviu falar sobre o robô contador. Mas você vê essa informação como uma ameaça ou oportunidade de crescimento para o seu negócio? É sobre isso que iremos falar neste artigo.
É inegável que a tecnologia tem modificado profissões. Neste ano, uma startup lançou um robô advogado. A máquina auxilia em processos, facilitando o trabalho do profissional. E há boas razões para ver esse tipo de solução como uma tendência. Como consequência, surge a dúvida: ocupações podem deixar de existir nos próximos anos?
Em meio à automatização de tarefas, no que diz respeito às finanças na empresa, essas notícias podem ser vistas como uma ameaça.
Pesquisas indicam que a profissão de contador é uma das mais suscetíveis a ser afetada pelainformatização, com a tecnologia mudando os processos. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Oxford identificaram uma chance de 97,6% de isso ocorrer em até 20 anos. Recentemente, foi um estudo na Holanda que estimou a possibilidade em 94%
O robô contador seria a razão principal para esses resultados. Isso aconteceria porque as pessoas tendem a preferir realizar determinadas atividades com máquinas. Entre elas, análises e balanços financeiros.
Mas quando falamos em robô contador, o que isso significa exatamente? Não pense em um robô tradicional, em uma lembrança que remonta ao antigo desenho animado Os Jetsons. A tecnologia, nesse caso, se materializa na forma de softwares como serviços.
[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]
Incluir atividades contábeis entre esses serviços, que venham a dispensar a necessidade do contador, é um dos maiores medos da categoria. Mas quem disse que a contabilidade onlineprecisa ser ruim e caminhar para esse destino?
Também é possível estar aí uma oportunidade para quem souber sair na frente. Se você tem uma empresa contábil ou atua de forma autônoma, é bom ficar ligado na movimentação do mercado. Ao conseguir utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar o tempo e focar nas principais necessidades dos clientes, você pode sair ganhando.
Embora a tecnologia avance de forma inegável e isso cause alguma apreensão, o contador não deve sair do mapa, mas se reinventar. Veja só o que declarou ao jornal O Globo o especialista em Recursos Humanos e sócio diretor da DSG Brasil, Celso Georgief:
“Não acredito no fim da profissão de contador, por exemplo. A função será aperfeiçoada, e este profissional deverá estar capacitado para maior envolvimento com aspectos de auditoria, departamento financeiro e análise de gestão”, afirmou.
A Deloitte, por sua vez, mencionou como uma boa prática de governança corporativa a otimização dos processos e a aderência aos padrões globais. Como consequências positivasdesse movimento, a consultoria citou:
Mas, afinal, como não ter medo do robô contador e encarar o futuro de forma otimista, enxergando mais oportunidade dos que ameaças?
Donos de negócios gostam de praticidade e, muitos deles, estão buscando a contabilidade digital. É uma estratégia inteligente para otimizar seu tempo e, dessa forma, não precisar entregar pessoalmente a documentação para os seus contadores.
Se é o que o seu cliente deseja, por que não oferecer a ele um serviço personalizado, que o ajude a melhorar a gestão do seu negócio?
Outro exemplo que podemos citar são as empresas que trabalham em formato home office. Elas estão crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso sem falar em empreendedores que trabalham viajando.
Para eles, ter um robô contador poderia ser uma solução. Mas por que se restringiriam às máquinas se há algo que só você pode fazer? Aderir à tecnologia é também uma forma deestar mais presente, mais próximo do empresário. É uma excelente maneira de se posicionar como consultor.
Além disso, você como contador tem muitas vantagens, como:
Se você refletir sobre as atividades operacionais de um escritório de contabilidade, muitas delas já estão automatizadas. Dessa forma, otimizam o seu dia a dia. Um exemplo é a automatização dos lançamentos bancários, com a importação dos arquivos diretamente do sistema de gestão empresarial.
Se você utilizar um bom software de gestão empresarial online para se integrar aos clientes, ele pode ser visto como um robô contador. Por que não? Afinal, agindo assim, você tira proveito da tecnologia para realizar a gestão contábil do seu cliente.
Ao pensar em modernização, sem dúvidas é necessário analisar todas as ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a ser um contador digital. Entre elas, podemos citar:
Existem diversos aplicativos e ferramentas que podem ajudar a automatizar os processos da sua empresa. Como consequência, isso aumenta sua produtividade. De quebra, permite que você tenha mais tempo de fazer o que mais importa. Ou seja, oferecer um atendimento personalizado e diferenciado para os seus clientes.
Não tenha receio do futuro, da tecnologia, da contabilidade online ou de um suposto robô contador. Se você souber se posicionar e ser o consultor que seu cliente precisa, o que vem pela frente é promissor. Aposte nessa ideia!
Joaquim Torres é CPO (Chief Product Officer) da ContaAzul. Engenheiro da Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tem MBA em em Gestão de Conhecimento, Tecnologia e Informação pela USP e é autor de livros sobre inovação e tecnologia.
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…